Enquanto a última temporada não chega, Stranger Things ganha mais duas HQs

A quinta e última temporada de Stranger Things, uma das séries mais badaladas dos últimos tempos, está prometida para este ano de 2025, mas parece não chegar nunca. Enquanto esperam, porém, os fãs podem matar a saudade dos habitantes de Hawkins – e do Mundo Invertido – em duas  novas edições das aventuras quadrinizadas de Eleven e companhia lançadas pela Panini.

As HQs baseadas no seriado da Netflix chegaram ao Brasil logo depois de serem anunciadas pela editora na CCXP 2019 e estas duas obras lançadas agora  – em capa dura –já são os volumes sete e oito da coleção. Cada um deles, porém, traz histórias independentes, ou seja, não é preciso ter lido os anteriores para se divertir com os atuais.

Stranger Things – Especial de Férias reúne três aventuras lançadas nos EUA entre 2021 e 2022, cada uma dedicada a um “período de feriado”.  Na HQ de Halloween, o quarteto formado por Will, Mike, Lucas e Dustin se reúne no “Castelo Byers” para contar histórias macabras — entre elas, a lenda do temido Devorador de Crianças.

Na de inverno, Eleven passa o primeiro Natal dela em família e todos tentam explicar à menina o sentido da data e falam sobre as histórias favoritas deles nesta época – com direito a uma saidinha para investigar estranhos barulhos na floresta.

Por fim, nas férias de verão, os policiais Powell e Callahan descobrem que nem tudo se resume a furtos juvenis em Hawkins — e se veem frente a um perigo bem maior (alguém quer adivinhar?)

Já a edição de Stranger Things – Contos de Hawkins, lançada lá fora em janeiro de 2024, traz quatro histórias com diferentes personagens. Na primeira, uma dupla de caçadores é surpreendida por uma criatura misteriosa na floresta. Na sequência,  Murray Bauman investiga o desaparecimento de Barb. Depois é a vez de Robin Buckley reviver as dores e dilemas da adolescência em um projeto escolar e, por fim, o gibi traz um conto de rivalidade entre duas famílias de fazendeiros (que  ganha um tom sombrio quando abóboras começam a apodrecer sem explicação).

Assim como ocorre no original do streaming, todas as HQs são ambientadas nos anos de 1980 e trazem histórias que se conectam com perfeição à série, seja no ar de mistério/terror e ficção científica, nos argumentos bem elaborados (e até fofinhos, na HQ de Natal) ou ainda nos cenários e roupas dos anos 80. Falta a trilha sonora, claro, mas essa parte é fácil de resolver: basta ler ouvindo uma playlist bem escolhida.

Um ponto de destaque é que, apesar de serem histórias “paralelas”, as HQs muitas vezes trazem informações complementares à série. Por exemplo, muita gente já se perguntou o que aconteceu com o corpo do demodog que Steve e Dustin enfiaram na geladeira de Joyce Byers na segunda temporada. A resposta aparece numa das histórias do Especial de Férias de maneira bem-humorada.

O Especial de Férias tem 112 páginas e custa R$ 59,90, já o volume de Contos, com 96 páginas, está sendo vendido a R$ 62,90. Ambos podem ser encontrados em bancas, livrarias e ainda no site da Panini (onde, aliás, é possível comprar vários outros títulos de Stranger Things).

E na Netflix, volta quando?

Ainda não há data definida para o retorno de Stranger Things na Netflix, mas tudo aponta para que isso ocorra no segundo semestre – a data deve ser confirmada na edição deste ano do Tudum, evento do canal que será realizado em 31 de maio nos Estados Unidos.

O que já se sabe sobre esta quinta e última temporada (lembrando que a quarta temporada foi lançada em 2002) é que ela será ambientada no Outono de 1987 e deverá trazer o confronto final entre os cidadãos de Hawkins contra Vecna e as forças do Mundo Invertido. A Netflix já divulgou os nomes de todos os episódios: Missão de resgate; O desaparecimento de… ; A armadilha; Feiticeiro; Tratamento de choque; A fuga de Camazotz; A ponte; e O mundo “direito”.

Teatro e desenho animado

Vale lembrar que, além dos quadrinhos, Stranger Things também foi “exportada” para outras mídias. Em 2023, estreou em Londres a peça de teatro The first shadow, que traz uma história que teria ocorrido antes dos eventos mostrados no seriado, ou seja, uma prequel.

Além disso, os irmãos Duffer, criadores da série, estão trabalhando na produção de um desenho animado para a Netflix. Também sem data de estreia definida, o cartoon já tem nome: Stranger Things: Tales from ‘85.’

NOTA DO CRÍTICO: Esse é bom

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.