Static estréia na TV
Personagem é o primeiro super-herói negro a ter um desenho animado; X-Men ganham nova versão no desenho Evolution
Ele é negro, por pouco não virou um assassino e vive em uma ilha – infestada por vilões – onde a maioria das pessoas é negra, latina ou ligada a gangues e facções religiosas. Seu nome é Virgil Hawkins, ou melhor, Static, e ele é o primeiro super-herói afro-americano a ganhar as telas da TV. O desenho Static Shock fez sua estréia há pouco mais de um mês na TV a cabo americana WB Kids e está surpreendendo (positivamente) por colocar na telinha discussões sobre problemas típicos do adolescente americano – em especial do adolescente negro americano – como a pressão para integrar gangues e a convivência entre raças.
O personagem Static foi criado pela editora Milestone, uma divisão da DC Comics criada em 1994 da qual todos os heróis são negros ou hispânicos (há, inclusive, falas em espanhol nas revistas americanas). Os heróis da Milestone fazem sucesso porque não esteriotipam o homem ou a mulher negros e, segundo as cartas de vários leitores para a editora, "são finalmente super-heróis modelos para as crianças negras" que até então só viam heróis brancos nos céus dos quadrinhos.
Por sinal, a Milestone tem até mesmo seu "Super-Homem": Ícone (ao lado), um alienígena que caiu do céu em uma fazenda do Sul dos EUA há mais ou menos 150 anos. Mas ao contrário de Clark Kent, que foi encontrado e criado por um bondoso casal, Ícone acabou se tornando escravo por causa de sua cor e só conseguiu se transformar em herói após a escravidão ser abolida naquele país…
Já Static é um típico teenager que, crescendo em um bairro cheio de gangues na cidade de Dakota, é humilhado constantemente na escola por um valentão. Depois de uma surra pública, um amigo dá a Virgil um revólver para que ele se vingue e o garoto segue seu "inimigo" até Paris Island, um dos piores bairros locais, mas na hora H não atira, afinal, ele não é um assassino. Só que, naquela mesma noite, o governo americano resolve testar um gás especial na lha, que deveria controlar as gangues, mas acaba gerando mutações em todos.
Assim, enquanto alguns viram árvores, pedras e plantas, vilões e gangues ganham super-poderes e Static, praticamente o único com boas intenções na ilha, vira um super-herói com poderes como gerar campos e raios de energia e atrair e repelir objetos. Falando muito palavrão (obviamente cortados no desenho animado), usando o eterno bonezinho e não descuidando dos estudos no colegial, o herói decide usar seus poderes para defender os inocentes… agora na telinha da TV.
Barrados no Baile Mutantes
Aproveitando o sucesso de X-Men: The Movie, a WB Kids também está se preparando para lançar um novo desenho animado dos mutantes: X-Men Evolution.
O novo desenho, que será exibido nas manhãs de sábado, quer conquistar novos fãs (crianças e adolescentes) para a série, por isso a maioria dos X-Men vai ser mais jovem e freqüentar a high-school, ou seja, o colegial.
E seus maiores problemas, além dos típicos dos adolescentes, serão esconder seus poderes e aparências (principalmente no caso de Noturno, aí ao lado, que não aparecia no filme, mas ganhou vida no novo desenho). Ah, sim, Kitty Pride também aparece, bem novinha…
Mas, afinal, quais as semelhanças com o filme?
Bem, assim como na telona, haverá os X-Men mais velhos – Xavier, Ciclope, Wolverine, Tempestade… – que irão ajudar os mais novos a se adaptarem a seus poderes e a viverem com eles. Só que os mais novos é que serão o foco e eles não vão estudar no Instituto Xavier para Jovens Dotados e sim em uma escola pública normal, a New Tork’s Bayville High.
Além de estudar e enfrentar "os problemas diários do colegial", no melhor estilo da série Barrados no Baile em seus primeiros anos, os garotos também irão treinar com os mais velhos e, claro, acabarão dando de cara com os vilões de quuando em quando.
Por sinal, aqui temos mais influência do filme: Dentes-de-Sabre, por exemplo, ganhou visual para o desenho quase idêntico ao do filme (como você pode conferir abaixo). Também aparecem em versão baseada no filme os vilões Grouxo (só os poderes, o personagem não se parece com o ator do filme) e Mística.
Resta saber apenas quando estes desenhos – não só dos X-Men como também os do excelente Static – irão dar as caras por aqui, mesmo que seja na TV a cabo…
Confira
outras reportagens
que já
saíram sobre filmes e
desenhos animados relacionados
a HQs no Arquivo HQ
Comentar