Skrull You!*

Mundo HQ

A invasão Skrull está nas bancas brasileiras há cerca de quatro meses e os leitores ainda estão em estado de alerta. Não por causa da Invasão secreta em si, mas para saber até que ponto a história irá afetar seus heróis favoritos – sim, eles podem ser Skrulls disfarçados – e, principalmente, se a história vai chegar a algum lugar que não seja uma justificativa para correções de roteiros equivocados feitos nos últimos tempos.
Explica-se: a invasão se apóia no fato de que há muito tempo os Skrulls – alienígenas transmorfos criados nas HQs dos anos de 1970 – estão na terra há muito tempo, substituindo grandes heróis (ninguém sabe ao certo quais). Desta forma, fica fácil resolver qualquer história que não tenha agradado aos leitores nos últimos tempos: o herói X matou inocentes? Ele era um Skrull. A heroína Y anda cruel demais e traiu o super-namorado? Ora, ela era uma Skrull! O capitão América morreu? Não, quem morreu foi skrull disfarçado, ora bolas.
Mas Brian Michael Bendis, principal responsável pelo roteiro, garante que não é nada disso. “O maior erro que se pode cometer em uma história dessas é apagar coisas”, afirma , garantindo que todos os personagens infiltrados foram determinados de acordo com o roteiro da saga e não de outras histórias que poderiam precisar de correção, e, por sinal, garante que o América está morto mesmo.
“Quando a Elektra-Skrull foi morta, ela se transformou assim que caiu no chão. Quando o Capitão morreu, ele continuou sendo ele mesmo. Esse tipo de dica ajuda bastante”, diz. A não ser que, claro, o capitão não fosse um Skrull e sim um clone, afinal, segundo consta, os Skrulls obtiveram a habilidade de copiar os poderes dos heróis Marvel (que até então não tinham) por meio de um processo de DNA desenvolvido por um clone do Senhor Fantástico (Reed Richards) que os próprios vilões fizeram.
Bem, vamos deixar isso pra lá e acreditar em bendis por enquanto. Afinal, ele garante que o roteiro de invasão já vem se desenvolvendo há anos e até desafia: “Agora voc~e pode voltar e reler Novos Vingadores, reparando em pistas e dicas, por que elas estão bem ali, algumas sutis, outras na nossa cara.” E ainda adianta que o final da série tem conseqüências importantes e duradouras. “Guerra Civil qiuebrou o universo marvel, Invasão vai uni-lo pela primeira vez em anos”, afirma.
Especulações deixadas de lado, a série tem potencial. Tudo começa quando Elektra é assassinada e, ao morrer, transforma-se em uma Skrull. Homem-de-Ferro, agora chefão da SHIELD, descobre o fato e coloca Hank Pim e Reed Richards para estudá-lo, mas já é tarde demais (até porque um dos dois heróis designados por Tony Stark para ajudá-lo é um Skrull).
Cientes de que podem ser descobertos, os Skrulls concretizam a operação “Cavalo de tróia” que já estava preparada há anos – vale lembrar que a raça alienígena acha que a terra é o planeta deles, por motivos religiosos, e que os humanos é que são os invasores.. Eles começam a destruir os heróis “de fora pra dentro”, detonam a tecnologia da SHIELD, invadem as cidades matando a todos com naves espaciais. Ninguém sabe quem é o inimigo, não dá para confiar em mais ninguém, o caos se instala e parece questão de tempo para a terra se tornar o planeta verde em vez do azul.
Um ponto interessante a ser destacado é que Bendis assume que Invasão Secreta faz metáfora ao cenário político mundial, ou melhor, a visão de mundo estadunidense após o 11 de setembro. Mas garante que é só uma referência. “Vivemos hoje em um mundo, com toda essa guerra ao terror, onde não confiamos em alguém baseados em seu tipo físico. Agora, quando você entra em um avião e tem alguém com aparência suspeita, não conseguimos parar de vigiá-lo (…) Confiamos de acordo com a aparência, isso é parte de nossas vidas agora, apesar de ser erado, ignorante e ridículo”, diz. Mas promete que a metáfora não vai ter moral patriótica. “Não sou de dar sermões.”
Bem, se você não quiser ter nenhuma surpresa estragada, não leia daqui para baixo porque este texto tem “ spoilers”, ou seja, revelações que irão revelar alguns mistérios da série – parte deles já foi mostrada nos primeiros números de Invasão, outra não.
A série foi lançada nos Estados Unidos no ano passado e por lá durou oito meses, e teve conseqüências “sérias” nas HQs, entre as quais a morte da heroína Vespa, o fechamento da SHIELD. e o Homem-de-Ferro perdendo tudo que acumulou na vida. Para terminar, então, alguns nomes de heróis que eram Skrulls – não todos, para ficar um misteriozinho.
Eram Skrulls: Mulher-Invisível (Sue Richards), Capitão Marvel, Henry Pim (Gigante/Homem Formiga), Mulher Aranha, Raio Negro, Long Shot e até, pasmem, Jarvis, o mordomo dos Vingadores.
*Trocadilho com uma gíria chula americana que poderia ser traduzido como “Skrullda-se!”
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.