Sandman Sinopses: World’s End – Capítulos 51 a 56

Capítulo 51 – A Tale of Two CitiesUma tempestade de neve em pleno verão surpreende dois colegas de trabalho que viajavam juntos, Charlene Mooney e Brant Tucker. Em busca de ajuda, os dois acabam indo parar em uma estalagem chamada “World’s End”, na qual se reúnem criaturas fantásticas como centauros, elfos e uma variedade enorme de outras.

A estalajeira explica que ninguém pode sair dali enquanto a tempestade não passar. Trata-se de uma “tempestade de realidade”, causada por um acontecimento de proporções cósmicas, que abre portais em diversos tempos e realidades do mundo e, enquanto ela durar, a estalagem é o único lugar seguro. Depois de se recuperarem, Charlene e Brent se unem aos outros convivas – das mais variadas espécies, mundos e épocas – para contarem histórias em volta de uma mesa. Todas as histórias envolvem sonhos e o Senhor dos Sonhos, direta ou indiretamente.

A primeira delas é justamente o “Conto de Duas Cidades”, na qual um homem, Robert, se perde dentro do sonho de uma cidade e quase morre antes de conseguir voltar ao mundo real.

Capítulo 52 – Cluracan’s Tale Neste episódio o Cluracan, aquele mesmo enviado de Faerie ao mundo dos sonhos em “Estação das Brumas”, conta sobre como se envolveu em uma intriga política e religiosa a mando da Rainha Titânia, em um antigo reino, e acabou preso e condenado à morte.

No entanto, graças a uma intervenção de sua irmã Nuala junto a Sonho, este o ajudou e ele pode se salvar e concluir sua missão. A história de Cluracan é cheia de furos e exageros, mas ele, influenciado pela bebida, garante que ela é verdadeira – tirando alguns detalhezinhos – e exige que o próximo conto seja dito.

Capítulo 53 – Hob’s LeviatanJim, um jovem marinheiro que esta na estalagem, conta a história de como embarcou em um navio com um misterioso cavalheiro, Sir Robert Gadling. Durante a viagem, na qual um homem aparentemente indiano – mas que é facilmente identificado como o califa Al Hashid, senão pela aparência então pela história das Mil e Uma Noites que conta a Jim – uma gigantesca serpente do mar aparece, deixando a todos estupefatos.

Chegando à terra, porém, ninguém quis contar nada do que viu, nem mesmo Jim. Gadling, que é o mesmo que encontra com Sandman a cada cem anos, argumenta com Jim que ninguém falou nada porque todos têm segredos escondidos, inclusive ele mesmo e Jim. “E ninguém quer chamar a atenção para si mesmo, certo, garota?”, diz Gadling, revelando que Jim é na verdade uma menina.

Capítulo 54 – The Golden BoyTucker deixa a mesa para descansar e, após dormir um pouco em seu quarto, acaba entrando em um aposento no qual um oriental lhe conta a história de Prez Rickard, um garoto que se tornara o mais jovem e competente presidente de um Estados Unidos de um mundo alternativo.

Rickard faz o país crescer e o mundo encontrar a paz, mas se recusa a trabalhar para uma estranha criatura que se apresenta como “Chefe Smiley” e diz ser o senhor do mundo. Após uma gestão de extremo sucesso sem ceder a ameaças de Smiley, Rickard é reeleito e pouco tempo depois sua ex-namoradinha de colégio e atual esposa é morta por uma psicopata. Chefe Smiley se oferece para trazê-la de volta em troca da colaboração de Prez, mas este se recusa.

O segundo mandato termina e Prez se retira da política. Ele desaparece e um dia morre e vai para um suposto céu onde Smiley o aguarda, dizendo ser Deus. Sonho, porém, aparece  e , dizendo ser apenas uma pessoa com interesse em contos, leva Prez para o Sonhar, de onde ele sai para novos mundos, em busca de novas “Américas” para ajudar.

 

Capítulo 55 – CerementsTucker volta a mesa, onde escuta a história de Petrefax, um habitante de Necropolis Litharge, uma metrópole onde todos se dedicam a cerimônias funerárias diversas e vivem do que obtém dos mortos (se vestem, inclusive, com as roupas que pertenciam a eles). Dentro do conto de Petrefax, outros personagens contam novas histórias. Todas envolvem morte e cerimônias de morte.

Pelo menos duas delas têm detalhes relevantes para os acontecimentos que se seguem na revista. Em uma, Destruição aparece na Necrópole e afirma que houve outra cidade como aquela, mas que os habitantes da antiga Necropolis perderam o respeito pelos mortos e que um dia seis estranhos foram àquela cidade (Sonho, Destino, Delírio, Destruição, Morte e Desejo) e informaram que a irmã deles estava morta e que eles ali estavam para pegar os objetos necessários para o funeral.

Os habitantes os chamaram de loucos e, por isso, a cidade fora destruída e outra Necrópole surgira em seu lugar. Por fim, em um último conto dentro do conto, uma criança se perde dentro dos labirintos da Necrópole e acaba entrando em um quarto onde uma voz pergunta “Qual deles morreu?”. A garota explica se tratar de um engano, mas acaba ofendendo a voz e é punida com o apodrecimento de uma mão. Anos mais tarde, antes de morrer, a já velha senhora entra nas catacumbas e por acaso encontra o mesmo quarto e, ao ser enterrada, é reparado que a mão apodrecida voltou ao normal.

Capítulo 56 – World’s End – Neste último episódio desta saga, Charlene Mooney zomba das demais histórias dizendo que todas são aventurazinhas de meninos. Enquanto os viajantes presentes discutem, um raio cai em uma árvore e, de repente, o céu se torna colorido, depois escurece e figuras gigantescas passam por ele.

Primeiro Destino, depois uma série de pessoas não-identificadas segurando um caixão fechado, logo após uma série de personagens vistos em outros episódios (Titânia, Mervin Cabeça-de-Abóbora, Luz, Joshua Norton, Thor, Martin Tenbones, Wilkenson, Luz, Thor, Odin, Lady Bast…) e por fim Delírio e Morte. Terminado o féretro, a acaba e todos decidem ir embora.

Cluracan segue para Faerie onde vai comunicar a Titânia o que viu (por ter ocorrido em uma tempestade de realidade, o evento pode ainda vir a acontecer ou não), Petrefax foge para outros planos nas costas de um centauro e Charlene Mooney decide ficar na estalagem. Tucker volta ao mundo normal sendo a única pessoa a se lembrar de Charlene, cuja existência foi totalmente apagada do “mundo real”.

PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.