RPG de O Clone

Mundo HQ

RPG de O Clone: É brinquedo sim!

Se você gosta da novela O Clone, pode comemorar. Agora, se está cansado de "Insha alás", "Samaleicons" e outros bordões criados na novela de Glória Perez, é melhor se esconder longe das lojas de quadrinhos e de brinquedos que comercializam RPGs (Role Playing Games, os "jogos de interpretação"). Isso porque a livraria Devir, especializada neste tipo de jogo, está lançando em conjunto com a Autoria C, Terramídia e Globo Marcas o RPG "O Clone: o próximo capítulo".
Na verdade, apesar de estar sendo vendido como RPG – e de certa forma não deixa de ser, pois os participantes interpretram personagens – os fãs do estilo irão (respirar aliviados e?) notar que se trata mais de um jogo de tabuleiro com algumas regras de Role Playing Game. Podem jogar sete jogadores, que optam em representar um dos vários personagens da novela. O jogador pode se transformar, por exemplo, em Jade, Lucas, Leo, Said, Ranya, Nazira, Khadija, Tavinho, Karla ou Dona Jura… não é brinquedo não ! Quer dizer, é sim.
O jogo tem tabuleiro, mapa de personagens, um dado, sete peões (que representam os sete personagens da partida), uma ampulheta para determinar o tempo máximo de cada ação, 35 cartas de situação (que contêm a história que será jogada), 45 cartas de personagens, 14 cartas de "não pode" (para controlar as ações que não condizem com o personagem), 18 cartas de ouro com tarefas e prêmios, 10 cartas haran (os pecados que vão fazer os jogadores arderem no mármore do inferno…) com tarefas e castigos, 40 moedas de ouro para quem acertar as tarefas e uma carta de gabarito com as respostas às perguntas.
O jogo começa quando uma carta de situação é escolhida. Cada jogador então escolhe um personagem da situação para interpretar e escolhe a carta do personagem correspondente. À medida que os peões avançam pelo tabuleiro, a cena vai sendo construída com os jogadores interpretando seus personagens, respondendo às perguntas específicas da novela (cartas de Ouro) ganhando ouro, lidando com imprevistos das Cartas de Haran (ou pecados), e ainda tendo que cumprir tarefas e castigos. Os principais objetivos do jogo são, a cada partida, criar um capítulo interessante para a novela, ser o primeiro a chegar ao final do tabuleiro, acumulando moedas de ouro, e, finalmente concluir "O próximo Capítulo.
Como os participantes podem criar suas próprias cenas, o final da novela – que vai ao ar na televisão nesta sexta-feira – fica diferente a cada partida do jogo, dependendo dos jogadores. Assim, quem não gostar de alguma decisão da autora Glória perez pode dar uma de Alá e escrever seu próprio destino para os personagens. O jogo estará a venda também em supermercados, mas o valor de venda ainda não foi divulgado. Mas deve ser um precinho bem baratinho, daqueles da lâmpada Mágica…

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.