O nome verdadeiro dela é Janaína das Neves. Ou pelo menos passou a ser a partir de 2008, na minissérie Aventura no Triângulo das Bermudas nº 2, parte da última trilogia de Tina e os Caçadores de Enigmas. Mas a maioria absoluta das pessoas continua conhecendo a moça simplesmente como Pipa, conforme escolheu Mauricio de Sousa quando a criou. A estreia nos quadrinhos ocorreu em julho de 1972 e, mais de cinco décadas após aquela primeira aparição na Folhinha de S.Paulo, a eterna melhor amiga da Tina irá protagonizar uma Graphic MSP.

O anúncio foi feito, como já é tradição, durante a CCXP – já é praxe do editor Sidney Gusman revelar nos últimos dias de cada edição da Comic Con quais serão os títulos do selo lançados no ano seguinte. E Pipa é a grande novidade, pelas mãos de ninguém menos que a premiada quadrinista Helô D’Angelo, que tem na estante merecidos troféus HQ Mix e Angelo Agostini, e é famosa pelas tirinhas autobiográficas nas quais mostra com bom humor e ironia a realidade feminina e combate a masculinidade tóxica.

Além dos trabalhos no Instagram e de diversos títulos publicados, ela lançou recentemente a coletânea Heloquência: tirinhas para se estressar com calma (Conrad Editora).
Helô conta que, quando recebeu o convite de Gusman, em setembro de 2024, perguntou sete vezes a ele se o convite era verdadeiro, pois achava que era uma brincadeira dele. Depois, teve que se policiar por mais de um ano para não revelar o segredo a ninguém, até o anúncio na Comic-Con Experience. “Emoção que não cabe no peito! Finalmente posso contar que desde o ano passado estou trabalhando na Graphic MSP da Pipa! (…) rolou o anúncio com a revelação do teaser na CCXP e não caibo em mim de felicidade”, afirma, acrescentando que “da seleção brasileira de quadrinistas” por estar no selo.

É bom destacar, porém, que se a protagonista e a autora estão reveladas, o argumento da história permanece um mistério por enquanto. É muito provável, para não dizer que é certeza, que a HQ deverá envolver os amigos Tina e Rolo, bem como o namorado de Pipa, o boa-praça Zecão.
O contexto da HQ, contudo, é difícil de adivinhar, ainda que seja provável que ela de alguma forma se interseccione com Tina – Respeito, já que é comum as Graphic MSP citarem umas às outras em maior ou menor grau.

Também dá para se esperar o tradicional bom humor e criatividade e de Helô (que participou do MSP90 com uma HQ da Dona Pedra, uma escolha pra lá de inusitada), presente mesmo quando a artista aborda assuntos mais espinhosos.
Por fim, para quem gosta da Pipa, vale lembrar que ela passou por mudanças na já citada Tina e os Caçadores de Aventuras, deixando de lado a tradicional blusa branca e minissaia preta e adotando um look mais moderno – além de ser apresentada como estudante universitária cursando Nutrição e Letras.
Além disso, elajá foi protagonista de uma HQ curta, maravilhosa e sensível, na coletânea MSP por mais 50 Artistas, em 2010. Em Olhos nos olhos, com roteiro e arte de Fernanda Chiella e argumento de Raquel da Silva Artes, o leitor pode testemunhar o primeiro encontro entre a personagem e Zecão, ainda nos tempos de escola.

Em tempo, uma curiosidade. A maioria dos personagens de Mauricio ganha o nome por causa de uma pessoa ou razão específica. Tina, por exemplo, veio de Cristina, uma amiga do autor dos tempos de colégio. Rolo, meio baseado no irmão mais novo do autor, Márcio, veio segundo ele “dos tempos em que o mano, muito jovem, era especialista em arrumar rolos por aí.” Mas e Pipa? “Pipa nem sei de onde veio. Talvez, quando eu a desenhei pela primeira vez, tenha achado que ela se parecia com uma”, conta Mauricio no livro Navegando nas Letras II (Editora Globo).
As outras Graphic de 2026
Sidney Gusman também confirmou na CCXP outras três Graphic MSP previstas para lançamento em 2026. Eduardo Ferigato retomará pela terceira vez o personagem Piteco. O autor – que desenhou a reinvenção do Fantasma para a editora Dyamite em 2010 – dá continuidade a duas excelentes Graphic MSP assinadas por ele, Piteco: Fogo (2019) e Piteco: Presas (2021).

O brilhante Vitor Cafaggi dará sequência a Franjinha – Contato, de 2022. Ninguém desconfiava que essa Graphic teria continuidade, mas a julgar pela primeira, a expectativa é altíssima.

Por fim, a Graphic MSP de número 50 (até dezembro de 2025 eram 47 títulos diferentes – confira aqui) será estrelada mais uma vez pela Turma da Mônica, com argumento e desenhos do casal Phellip Willian e Melissa Garabeli.
Apesar de terem sido protagonistas individualmente de outros títulos da coleção, desde Lembranças (2017) não havia um título coletivo da turminha. E, apesar de não haver título ou tema confirmado, essa deverá ser uma história totalmente nova – ao contrário de Lembranças, que marcou o fim da trilogia escrita e desenhada por Vitor e Lu Cafaggi (que inclui Laços e Lições, ambos transpostos para as telas).





Comentar