Existem campanhas que não envelhecem. Ou melhor, envelhecem tão bem que se tornam clássicas e merecem ser relembradas sempre, ainda mais quanto têm como objetivo a conscientização sobre uma doença tão perigosa – e curável se descoberta com antecedência – como o câncer de mama. Em pleno Outubro Rosa, vale relembrar uma destas ações inesquecíveis, que ganhou o mundo em 2011 ao mostrar super-heroínas da DC e da Marvel fazendo o autoexame de mama.

A ideia surgiu em Moçambique, nação do sul da África, onde a agência DDB usou a imagem de Mulher-Maravilha, Tempestade, Mulher-Hulk e Mulher-Gato – no traço da artista Maísa Chaves – para criar as peças da campanha publicitária “Ninguém está imune ao câncer de mama.” O trabalho, originalmente desenvolvido para a Associação da Luta contra o Câncer de Moçambique, chamou a atenção e acabou ganhando o mundo pela Internet.

Aproveitando-se do fato de a maioria absoluta das super-heroínas ter os seios valorizados em seus uniformes, a agência criou imagens em close das heroínas fazendo o autoexame (nenhum rosto é mostrado, mas os uniformes e até a cor da pele fazem a identificação ser imediata pelo público). Junto com os desenhos, um texto alerta sobre a necessidade de mensalmente se realizar o procedimento. “Quando se fala sobre o câncer de mama, não há diferença entre mulher e supermulher. Todas temos de nos examinar mensalmente. Em caso de dúvida, fale com um médico.”

Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres. Em 2021, segundo dados do governo federal, ele causou 18,3 mil mortes e a estimativa de novos casos da doença para 2022 ultrapassava 73 mil de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, quando detectado em estágio inicial – o que é possível justamente por meio do autoexame, exames clínicos e mamografias – os índices de cura são altíssimos.
HQs cor-de-rosa

Vale lembrar que anualmente, em outubro, é comum que histórias em quadrinhos dos mais diversos países encampem a campanha contra o câncer de mama. Normalmente isso acontece por meio de capas especiais com os personagens em rosa e artes nas redes sociais oficiais de editoras e artistas.

No Brasil, personagens de Maurício de Sousa, como Tina e até mesmo Mônica e a mãe dela, Dona Luísa, costumam participar da iniciativa.





Comentar