O mundo em guerra

Mundo HQ

Arrowsmith: uma mágica metáfora

A guerra exerce uma certa magia sobre os adolescentes do sexo masculino – é muito comum encontrar casos de países envolvidos em conflitos nos quais jovens mentem a idade para poderem batalhar no front. No entanto, eventualmente todo soldado descobre o inevitável: em uma guerra, no fim, só há monstros de ambos os lados. No caso de Arrowsmith, a guerra da magia, graphic novel lançada no ano passado pela Devir que só agora chegou em boa parte das lojas de histórias em quadrinhos e livrarias, a descrição acima não é uma metáfora.

Ou, melhor dizendo, a metáfora torna-se literal nos quadrinhos belamente desenhados pelo espanhol Carlos Pacheco (LJA/SJA) e idealizados por Kurt Busiek (LJA/Vingadores e Astro City). Arrowsmith conta a história de um jovem estadunidense que, entediado com a vida em uma fazenda em Connecticut e a mentalidade tacanha do pai, mente a idade para se alistar na Primeira Guerra Mundial.

Assim, o jovem Fletcher "Fletch" Arrowsmith torna-se um recruta aviador e vai para a Europa descobrir que a guerra não é tão romântica quanto ele pensa. A fantasia da história fica por conta do seguinte "detalhe": Fletch voa não em um avião, mas graças a magia acoplada a um pequeno dragão sentado em seu ombro, o inimigo é uma espécie de monstro que tem em suas tropas vampiros e lobisomens, zumbis são recurtados por ambos os lados e magos concentram-se em desenvolver magias e armas que garantam a vitória para o lado que defendem.

O que a primeira vista parece ser uma estranha mistura de O Senhor dos Anéis com um documentário sobre a primeira grande guerra revela-se um belo conto sobre a desumanidade dos conflitos bélicos e, mais ainda, sobre o amadurecimento forçado de milhares de garotos que são enviados para o front. Quaquer front.

Assim, quando Fletch vê o primeiro amigo tombar, morto pelas tropas inimigas, ele e os demais jovens soldados celebram a honra do falecido, "um homem nobre" que morreu em nome de uma causa. Tempos depois, após salvar um grupo de sobreviventes por mera sorte e descobrir que os monstros literalmente estão de ambos os lados, o garoto descobre que morrer em uma guerra pode ser, sim, nobre. Mas é estúpido e desnecessário.

"Nós lutamos e os inocentes morrem. Mas, se desistirmos, mais inocentes morrerão", pensa um combalido Fletch, antes de concluir: os inimigos com certeza pensam exatamente a mesma coisa.

Além do bom argumento – Busiek contou com a consultoria de Lawrence Watt-Evans, que projetou 1100 anos de história alternativa da Europa e do mundo com "desenvolvimento sócio-político místico" -, a arte de Pacheco é deslumbrante. O desenhista caprichou tanto nos cenários de desolação na Europa (que poderiam muito bem passar pelos reais) quanto nas criaturas exóticas que aparecem em toda a história.

Dos cabelos de musgo e folhas do troll de pedra que havia se refugiado em Connecticut fugindo da guerra à maravilhosa seqüência em que o esquadrão de Fletch descobre estar transportando armas químicas, ou melhor, salamandras demoníacas que destruirão uma vila inocente, o traço do espanhol é cheio de vida e detalhes que fazem com que cada quadro mereça ser observado pelo menos mais uma vez após a leitura da obra.

Arrowsmith, a guerra da magia tem 160 páginas coloridas e tem preço sugerido de R$ 39,00, mas na maioria das lojas está sendo comercializada por algo em torno de R$ 50,00. A Graphic Novel, que nos Estados Unidos foi lançada em seis partes e aqui no Brasil teve todos os seus capítulos reunidos em uma única edição pela Devir Livraria, pode ser encontrada em Campinas em comic shops como a Pandora (fone 3234-4443) ou nas grandes livrarias dos shoppings. Também é possível comprar a obra diretamente no site da editora (http://www.devir.net).

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.