Em 1966, o jornalista Mino Carta (então diretor do Jornal da Tarde) encomendou a Maurício de Sousa uma tirinha diferente feita especialmente para o jornal. Maurício, já famoso por suas crianças adoráveis da Turma da Mônica, surpreendeu ao surgir com um pequeno que em nada lembrava a turma: Nico Demo.
Com roupas meio formais e um cabelo lembrando chifres, Nico Demo era, nas palavras do próprio Maurício, “aquele amigo que quer ajudar e provoca as maiores confusões com suas tentativas”, um garoto cujas ações são aparentemente bem-intencionadas, mas com resultados tão desastrosos que sempre deixa as pessoas em dúvida: será que ele não queria mesmo aprontar? “Em suma, era a antítese dos personagens que fazem tudo dar certo no final”, diz Maurício.
Nico tanto aprontou que Maurício acabou sendo chamado para suavizar a tira, o que não aceitou. Desta forma, o personagem saiu do JT para as páginas da Folha da Tarde.
Só que também lá não durou muito. Mais uma vez Maurício foi chamado pela chefia para suavizar o personagem. Havia muitas cartas reclamando do humor cáustico e mais uma vez o pequeno Amigo da Onça ficou desempregado.
Maurício, então, deixou o personagem de lado de uma vez, considerando que o Nico Demo veio antes do tempo. Com certeza, já que as desventuras do garoto são muito boas, mas não chegam aos pés de personagens mais atuais como a turminha de South Park, só para ficar em um exemplo.
Na primeira década dos anos 2000, Maurício tirou o personagem do limbo, mas de maneira tímida. Nico ganhou uma reedição das melhores tiras e volta e meia aparece em uma historinha curta, participação especial ou piadinha de final em revistas regulares da Turma da Mônica. Quem sabe um dia não ganha uma versão em Turma da Mônica Jovem?
Enredo: Nico Demo é um garotinho que adora ajudar as pessoas, mas nunca acerta. Faz coisas como encher uma favela de velas para aquecer os pobres moradores com frio… e acaba botando fogo na favela. Socorre uma pessoa se afogando jogando uma pesada boia bem na cabeça do sujeito, que desmaia e aí sim acaba se afogando. E por aí vai…
Personagens: Nico Demo é o único personagem fixo, e contracena com “pessoas” do dia-a-dia.
Curiosidade: Quase mudo
Outro diferencial do personagem Nico Demo é que, na maioria das tiras, ele entra mudo e sai calado. Maurício nunca deixou claro o porquê do personagem ser quase mudo, mas é fato que o politicamente incorreto das ações de Nico ganha mais força sem palavras.
Comentar