O sonho acabou
de novo. Ou não?
DC cancela minissérie The Dreaming, "continuação" de Sandman, mas aposta suas fichas na nova "The Sandman Presents"
O Sonhar, lugar onde as pessoas (inclusive você) vão quando sonham, vai deixar de existir no próximo dia 20 de Dezembro. O gibi, para quem não sabe, já teve alguns números lançados no Brasil e é o sucessor de The Sandman, a fantástica saga de Morpheus, o senhor dos sonhos, criada pelo inglês Neil Gaiman (se você não conhece o personagem, que em breve estará no Quadrindex, visite a página tributo do cibernauta Paschoal para ficar por dentro).
Aproveitando o sucesso de Sandman, The Dreaming trazia histórias estreadas por personagens que haviam feito parte da saga de Morpheus. Ali apareciam aventuras dos irmãos Cain e Abel, o corvo Mathew, a gárgola Goldie, o bibliotecário Lucien e o zelador Merv Cabeça de Abóbora, entre outros – por exigência de Gaiman, o novo ocupante do "cargo" de Sandman, Daniel Hall, nunca apareceu nas HQs.
Mas sem as mãos – e argumentos inteligentes – de Gaiman, as longas séries cheias de referências literárias acabaram descambando, ficando chatas e perdendo cada vez mais leitores. Desta forma, os editores decidiram encerrar o título no próximo dia 20, com uma "grande batalha entre pesadelos" (inclusive aqueles que eles andavam tendo quando viam os números de venda…)
"Há vários meses, em uma reunião, Neil Gaiman, (a escritora) Cait Kiernan e outras pessoas envolvidas no projeto acharam melhor que a série terminasse de maneira satisfatória, no número 60. O formato mensal estava nos confinando cada vez mais", diz Shelly Bond, editora da Vertigo (o selo da DC que publica a revista), usando muitas palavras para resumir o bom e velho "vamos parar enquanto ainda estamos ganhando".
SANDMAN APRESENTA
Mas, como sempre, um novo sonho deve substituir o antigo. A DC já anunciou que a partir de janeiro lançara o título mensal The Sandman Presents, que trará especiais e histórias independentes (as chamadas one shots) com personagens que apareceram tanto em The Sandman quanto em The Dreaming.
Na verdade, The Sandman Presents já fez sua estréia este ano, com a história Merv Cabeça de Abóbora, Agente dos Sonhos (acima). O gibi trazia uma aventura de Merv, fora da cronologia de The Dreaming, e por isso foi lançado como uma revista independente, que não teria nenhuma continuidade.
O sucesso de vendas, porém, fez a DC desistir do já cansativo melodrama interminável de The Dreaming e apostar no "Sandman Apresenta" para veicular HQs curtas e boas que serão lançadas mensalmente.
Já estão previstos Os garotos detetives mortos (em formato de microssérie); Mad Hettie e Hob Gadling; e THE THESSALIAD (com a ex-namorada de Sandman, a bruxa Thessaly. O gibi mais esperado, no entanto, é Tudo o que você sempre quis saber sobre os sonhos e tinha medo de perguntar, um exemplar de 48 páginas que deve desvendar muitos mistérios e segredos (Cain não vai gostar muito…)
Depois destas revistas iniciais serão lançados ainda gibis sobre a elfa Nuala, Merv, Lucien, Goldie, Gregory, o Corínthio, as Fúrias e vários outros habitantes de sonhos e pesadelos. Durma-se com um barulho destes…
Comentar