Irmã de Branca de Neve é assassinada !

Mundo HQ

Nem tão felizes para sempre…

Branca-de-Neve separou-se do Príncipe Encantado depois que o pegou na cama com outra. Ela, agora, é uma poderosa diretora de operações administrativas em Nova York, enquanto ele perdeu todo o dinheiro e vive de favores das mulheres que conquista com seu charme. A Bela e a Fera tentam sustentar um casamento de mais de mil anos que, a cada crise, faz com que o pobre Fera reassuma sua forma animalesca. Já o Lobo-Mau recebeu perdão por seus crimes e tornou-se um investigador de polícia. No momento, ele está às voltas com o assassinato de Rosa-Vermelha. Os principais suspeitos: o milionário recluso Barba-Azul e João (aquele, do pé-de-feijão), um bonitão que vive de pequenos golpes. A julgar por esta pequena mostra da história, Fábulas: Lendas no Exílio bem que poderia ser o rascunho de um novo capítulo de Shrek 3. Mas esta graphic novel lançada pela Devir está bem além disso.

Para início de conversa, por mais que esse suposto desenrolar da vida das mais conhecidas fábulas depois do "viverão felizes para sempre" possa parecer engraçado, esta Históri em Quadrinhos magistralmente escrita por Bill Willingham e desenhada por Lan Medina não tem nenhuma relação com humor. A história contada pela dupla segue a linha do romance policial, com direito a cenas em estilo noir, e é cheio de reviravoltas brilhantemente sustentadas pelo aspecto, digamos, mais adulto das fábulas infantis.

Na Graphic Novel (para quem não sabe, o nome pomposo de histórias em quadrinhos grandes e bem elaboradas ao ponto de merecerem ser chamadas de "novelas gráficas" ), as fábulas foram expulsas de seu mundo, em uma dimensão paralela, e vieram se exilar em plena Nova York. Ali, vivem disfarçadas como seres humanos, fazendo o possível para não chamar atenção – algumas delas, que mantiveram o aspecto original, vivem em uma fazenda isolada dos olhos humanos.

Branca de Neve, a poderosa-chefona, coloca o casal a Bela e Fera nos eixos

A história começa quando João (do Pé-de-Feijão), em desespero, procura o investigador Bigby porque, ao chegar em seu apartamento, depara-se com o suposto assassinato de sua namorda, Rosa-Vermelha. A moça, por sinal, é irmã de Branca de Neve, a poderosa chefona do bairro das fadas que em nada lembra a moça meiga e submissa da fábula. A partir daí, Bigby – corruptela de Big B., ou seja, Big Bad Wolf – passa a investigar o crime e o leitor é levado a conhecer um lado mais obscuro das lendas infantis.

A história toda é bem escrita e, a exemplo do bom romance policial, tem boas reviravoltas e reserva surpresas que o leitor só descobre quando o cínico Lobo-Mau resolve expor o resultado de suas investigações a todas as fábulas presentes. Também há diálogos sarcásticos e cortantes entre os personagens, em especial Branca e Bigby, que nada deixam a desejar em relação aos melhores sitcoms da atualidade.

E algumas inserções bem humoradas possibilitadas pelos personagens, como, por exemplo, quando o Lobo recebe a visita de um dos três porquinhos em sua casa (um fumante folgado e rebelde) e, sarcasticamente, serve presunto no café da manhã. Ou quando a Bela é advertida a não mencionar uma suposta orgia de Branca de Neve com os anões se quiser manter sua cabeça no pescoço. E quando o Príncipe encantado descreve as habilidades de um nobre enquanto transa com uma garota humana ou, ainda, quando Pinóquio revela estar fulo da vida com a fada que o transformou em um ser humano de 300 anos que nunca vai chegar à puberdade...

Além dos quadrinhos em si, Fábulas: Lendas no Exílio traz um apêndice de oito páginas que conta os últimos dias do Mundo das Fadas, antes do exílio, e revela como o Lobo Mau recebeu seu perdão. Em tempo: assim como os rapazes do Casseta e Planeta, o recuperado Lobo Mau passa toda a história sem comer ninguém. Mas, a julgar pela tensão sexual criada entre ele e Branca-de-Neve, é tudo uma questão de tempo…

Fábulas: Lendas no Exílio – Editora Devir,128 páginas, colorido, R$ 39,00.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.