HQMix terá mudanças

Mundo HQ

HQMix vai mudar em 2001
"Oscar brasileiro dos quadrinhos", que será realizado este ano no dia 26 de setembro, altera cronograma e sistema de votação para o ano que vem

Ele é considerado pela editora norte-americana Marvel como o prêmio mais significativo da América Latina e, com justiça, é conhecido como o "Oscar Brasileiro dos Quadrinhos". Trata-se do prêmio HQMix, criado em 1988 para homenagear os melhores trabalhos e artistas do mundo das HQs e que chega à sua edição 2000 com uma série de mudanças planejadas para o futuro próximo.
Para começar, o prêmio deste ano – que será entregue, entre outros, ao chargista campineiro Dálcio (confira os premiados no final desta reportagem) – será o último realizado no segundo semestre. A partir do ano que vem, tanto o prêmio quanto a votação serão realizados anualmente até junho. "O objetivo desta mudança é fazer com que os trabalhos que foram lançados no ano anterior estejam mais frescos na cabeça dos jurados e do público", conta o cartunista Jal, que organiza o prêmio ao lado do também cartunista Gual desde a sua criação.
A votação também passará por mudanças. Atualmente, a "academia" é composta por quadrinistas em geral (cartunistas, chargistas, desenhistas, caricaturistas, etc), profissionais ligados à área (como editores de HQs), estudiosos do assunto e jornalistas e críticos especializados. A partir do ano que vem, no entanto, o público também vai votar.
"Vamos abrir a votação nas categorias mais populares, como melhor tira, por exemplo. As pessoas poderão votar por Internet ou ainda por meio de jornais e revistas como, por exemplo, a Bundas, do Ziraldo", diz. O trabalho dos integrantes da "academia" também será facilitado. Atualmente, eles têm de recorrer à memória ou a arquivos pessoais para se lembrarem dos gibis e produtos lançados no ano anterior e votarem. A partir de 2001, as editoras providenciarão listagens das obras que lançaram para que estas sejam enviadas aos jurados.
Finalmente, também deverão ser criadas algumas novas categorias (e extintas algumas, de acordo com as mudanças no mercado) e as empresas que trabalham com licensing passarão a votar nas categorias referentes aos produtos relacionados com personagens do mundo dos quadrinhos.

"Cinquentões" ganham prêmios

O HQMix deste ano irá ocorrer no dia 26 de setembro, no Teatro São Pedro (Rua Barra Funda n. 171) e terá como troféu uma estatueta do dinossauro Horácio, personagem de Maurício de Sousa. E, fato inédito, terá apoio da Secretária da Cultura do Estado de São Paulo (ao que parece, finalmente o governo descobriu que HQ também é cultura…)
Entre os vários premiados que receberão o dinossauro das mãos do apresentador Serginho Groismann estão dois "cinquentões". De um lado o beagle Snoopy, que completa cinco décadas este ano em um aniversário triste, afinal, perdeu há pouco tempo o "pai", o cartunista Charles Shulz, que não resistiu ao câncer. A tira dos Peanuts, integrada por Snoopy, Charlie Brown e companhia, foi eleita a melhor do ano de 1999 – uma homenagem mais que justa ao mestre Shulz.
Do outro lado um "cinquentão" de apenas 28 anos: o cartunista Dálcio, que com o prêmio de melhor caricaturista completa 50 prêmios conquistados em salões nacionais e internacionais de todo o planeta. Entre os principais prêmios do campineiro estão dois HQMix (o atual e outro como desenhista revelação), cinco em salões de humor do Japão, um no Irã, um na Coréia do Sul e cinco no mundialmente famoso Salão de Piracicaba.
"Para mim é a coroação do meu trabalho. Comecei do nada, morava na roça, não tinha ninguém para mostrar atalhos e fui aprendendo no braço. Quando vejo hoje todos estes prêmios, me sinto reconhecido e realizado. É muito legal", diz Dálcio, que começou a publicar nesta primeira semana de agosto seus desenhos no jornal Estado de São Paulo e garantiu duas páginas na Bundas deste mês e um portfólio de quatro páginas na última edição da revista Palavras. Confira abaixo a relação de todos os premiados.

OS PREMIADOS

Desenhista Nacional: Lourenço Mutarelli (O Dobro de Cinco)
Desenhista Estrangeiro: Jeff Smith (Bone)
Desenhista Revelação: Fábio Moon e Gabriel Bá (Os 10 Pãezinhos)
Roteirista Nacional: André Toral (Adeus, Chamigo Brasileiro)
Roteirista Estrangeiro: David Lapham (Balas Perdidas)
Colorista: Alexandre Jubran
Caricaturista: Dálcio
Chargista: Angeli
Cartunista: Santiago
Ilustrador: Garutti (Revista Imprensa)
Revista Infantil: Chico Bento
Revista de Humor: Bundas
Revista Mix: Graphitti
Revista de Terror: Manticore
Revista Seriada: Spawn (Abril)
Revista de Aventura e Ficção: Quebra-Queixo (Brainstore)
Revista sobre Quadrinhos: Herói (Conrad)
Revista Independente: Jane Mastodonte, de Flávio Luís (Bahia)
Graphic Novel Nacional: Zé do Caixão (da Brainstore)
Graphic Novel Estrangeira: Tex, o Homem de Atlanta
Minissérie Estrangeira: Ken Parker (CLUQ)
Edição Especial: Super-Homem, Paz na Terra (Abril)
Álbum de Humor: Níquel Náusea (Bookmakers)
Álbum de Aventura: Adeus, Chamigo Brasileiro (Cia. das Letras)
Álbum de Ficção: O Dobro de Cinco (Devir)
Álbum Clássico: Gen (Conrad)
Álbum Infantil: Turma do Xaxado
Livro de Charge: Falando Sério, de Fred
Livro de Cartum: A Vida por uma Linha, de Samuca
Livro de Caricaturas: Sem perder a Linha, de Faustino
Livro Teórico: História (nem sempre) bem-humorada de Pernambuco Caricaturas do século XIX, de Graça Ataíde e Rosário Andrade
Livro de Ilustração: Arquivo em Imagens, Arquivo da Última Hora
Livro Infantil: O Boneco Maluco, de Guazelli
Livro Ilustrado: Pokémon
Personagem Destaque: Piratas do Tietê
Tira Nacional: Aline, de Adão Iturrusgarai
Tira Estrangeira: Snoopy, de Charles Schulz
Fanzine: Os 10 Pãezinhos
Editora do Ano: Via Lettera
Site de HQs: Cybercomix (http://www.cybercomix.com.br)
Site sobre Comics: Planet Comics (http://www.planetcomics.cjb.net)
Projeto Gráfico: Graphitti
Grande Contribuição do Ano: Vídeo dos 30 anos do Pasquim
Grande Mestre dos Quadrinhos: Getúlio Delfin (Capitão Sete)
Valorização da HQ: CLUQ
Homenagem: Sonya Luiten
Desenho Animado (Curta): Deus é Pai, de Alan Sieber
Desenho Animado (Longa): Toy Story 2
Desenho Animado (TV): O Laboratório de Dexter
Adaptação para Outro Veículo: Will Eisner, Profissão Cartunista
Projeto Editorial: Comic Book (Conrad)
Exposição: Amostra Angeli, o Matador, no F.I.Q., em Belo Horizonte
Ponto de Venda: Devir Produto
Licensing: Mini-cards Pokémon, da Elma Chips
Personagem Licensing: Pokémon
Empresa Licensing: ITC
Toys (Boneco de Heróis): Linha Star Wars
Festival: Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Recife (Pernambuco)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.