Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. Se os onze escolhidos por Dunga forem tão craques quanto esta seleção de carunistas que está homenageando a Copa, o Hexa é garantido. O timaço de artistas compõe o elenco da exposição Craques do Cartum na Copa, que pode ser conferida em São Paulo até 18 de julho e no Rio até o dia 11, nos Centros Culturais do Banco do Brasil naquela cidade.
“As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolvem verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo. Cada um apresenta, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo”, diz o curador e também cartunista José Alberto Lovetro, o Jal.
Os trabalhos originais mostram caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e há entre eles alguns pouco conhecidos do grande público, como o do personagem Dieguito – que Mauricio de Sousa desenvolveu para o hoje técnico da seleção argentina Diego Maradona, projeto que não deu certo e ficou restrito ás páginas do excelente livreto “Maurício de Sousa Unpublished”
A exposição terá um catálogo completo com as imagens e trará um texto de apresentação do humorista Hélio de la Peña (Casseta & Planeta) que fala sobre o Bussunda, junto com uma ilustração por Jal feita na cobertura da Copa 2006 ““Desde 1994, esta é a primeira Copa que o Brasil não verá Bussunda tirando sarro dos cabeças de bagre que disputam o Mundial. É a primeira Copa que o treinador da seleção canarinho não será zoado por ele. Mas as toupeiras do nobre esporte bretão não terão motivo para respirar aliviadas. Ao primeiro vacilo, sabem que serão alvo da crítica fina, inteligente e sacana desse time de feras do humor brasileiro.””, diz de la Peña.
FICHA TÉCNICA:EXPOSIÇÃO CRAQUES DO CARTUM ENTRAM NO CLIMA DA COPA
Os desenhos serão afixados em painéis expostos a frente de um ploter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol. Cada autor terá uma pequena biografia o situando diante dos desenhos escolhidos. A entrada da exposição será entre as traves de futebol onde a cortina é a rede e o chão será acarpetado simulando o gramado. Entre os painéis ficam as caricaturas dos jogadores da atual seleção brasileira.
Curadoria – José Alberto Lovetro (JAL)
Assistente de curadoria : Cibele Hasegawa
Produtores: Benedito Nicolau e JAL
Produtores assistentes RJ: Ricky Goodwin e Ana Pinta
Assistente de Produção: Raphael Santana
Designer Gráfico do catálogo: Gualberto Costa
Designers expográficos: Jefferson Duarte e Yara Candotti
Assessoria de Imprensa: Lítera Assessoria de Imprensa
Projeto de iluminação: Marcos Franja (SP) e Valmyr Ferreira (RJ)
Produção som ambiente: Paulo Garfunkel
Montagem: Candotti Cenografia
SERVIÇO
CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.
CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita.
Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Comentar