Fráuzio: nojento, nderground e baratinho

Mundo HQ

Nojento por R$ 1

Dependente, fraco, sórdido, parvo e insuportavelmente comum. É assim que o Fráuzio, o mais novo "herói" lançado nas bancas brasileiras é decrito pelo release da editora Escala, que acaba de lançar a revista do personagem. Descrição quase perfeita, mas em se tratando de algo criado por Marcatti, faltou um adjetivo: NOJENTO!
Marcatti, que recentemente teve uma revisão de sua obra publicada no excelente Restoalhada , é um verdadeiro Augusto dos Anjos das HQs, ou seja, sua obra é marcada pela escatologia. Que o diga quem leu HQs antológicas do autor como a série "Glaucomix, o pedólatra" ou ainda a famosa história da "Tia Surubinha" (em respeito aos estômagos mais sensíveis pouparemos detalhes, mas pode acreditar: é nojento de dar gosto!).
Mas afinal, se é tão escatológico, por que é bom? Ora, bolas, se não fosse não haveria nem Augusto dos Anjos nem Rubem Fonseca, certo? O fato é que Marcatti explora o nojento de maneira inteligente e engraçada – e isso desde muito antes de existirem os pestinhas de South Park. Neste primeiro número de Fráuzio, por exemplo, o personagem título resolve fazer arte usando, digamos, materiais beeeem alternativos.
Talvez por esta escatologia toda, e por temer a famigerada censura (essa sim nojenta de verdade) que volta e meia dá as caras neste democrático país, a Editora Escala dá o alerta na capa da revista: sugerida para maiores de 12 anos. Ao mesmo tempo, a editora tenta popularizar o gênero, prometendo que a revista (mensal) vai custar sempre um mísero realzinho.
Quem quer saber mais sobre Fráuzio antes de comprar a revista (e até mesmo brincar com jogos interativos do garoto) pode dar um pulinho no site do Marcatti, que por sinal tem mais informação sobre o autor. Mas, por um real, vale a pena comprar o número um da revista, nem que seja para transformá-lo em uma daquelas famosas "edições de colecionador", que em algumas décadas passe a valer milhões… ou menos de um real, quem sabe?

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.