Como você nunca viu: expo no Sesi Campinas mostra 122 cartunistas pelas lentes de Paulo Vitale

Os grandes nomes do cartum são mais conhecidos pelo traço do que pelo próprio rosto, algo natural para quem vive das imagens que produz e não da própria. Há exceções, é claro: a maioria das pessoas provavelmente consegue identificar Mauricio de Sousa ou Ziraldo, boa parte talvez conheça o semblante de Laerte ou Angeli, mas será que reconheceria talentos como Paulo Branco, Cláudia Kfouri ou Dalcio Machado se os visse na rua?

Colocar a imagem destas pessoas em evidência é a meta do renomado fotógrafo Paulo Vitale na exposição Cartunistas, que até 30 de novembro pode ser conferida gratuitamente no Centro Cultural Sesi Campinas – de quarta a sábado, das 10 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 10 às 19 horas. Ao todo, são 122 retratos de nomes do cartum brasileiro, produzidos de uma maneira peculiar: bem encaixadas ao tema, cada foto pode ser considerada um cartum que reflete características e estilo dos artistas.

Quem visitar a exposição também poderá assistir a diversos vídeos, tanto de novos quanto de antigos cartunistas, com depoimentos e making off dos ensaios. Vale lembrar que a expo já passou pelas cidades de Sorocaba, Rio Claro, São José do Rio Preto e Itapetininga, locais onde alcançou sucesso de público. E que Paulo Vitale já chegou a lançar um livro espelhando a expo em 2023 (disponível na Amazon para Kindle, por R$ 50), porém com uma quantidade menor de artistas, 112.

O curador da mostra, Eder Chiodetto, conta que equacionou o espaço expositivo do Sesi para que ele recebesse a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo e, como a maioria das pessoas retratadas olhava diretamente para a lente do fotógrafo, agora o fotógrafo “desaparece” na exposição. Cada retratado olha nos olhos do espectador, criando uma conexão mais íntima e direta entre público e cartunistas.

Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História na Universidade de São Paulo (USP) e Fotografia no International Center Of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão); editor de fotografia das revistas Veja e Época; e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Vitale já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.

Em tempo, aparecem retratados nesta página, da primeira para a última imagem:  Jaguar, Dalcio Machado, Mauricio de Sousa, Laerte, Ziraldo e Claudia Kfouri;  Paulo Branco; Estela May; Adão Iturrusgaray; Fernando Gonsales; Angeli.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.