Os grandes nomes do cartum são mais conhecidos pelo traço do que pelo próprio rosto, algo natural para quem vive das imagens que produz e não da própria. Há exceções, é claro: a maioria das pessoas provavelmente consegue identificar Mauricio de Sousa ou Ziraldo, boa parte talvez conheça o semblante de Laerte ou Angeli, mas será que reconheceria talentos como Paulo Branco, Cláudia Kfouri ou Dalcio Machado se os visse na rua?

Colocar a imagem destas pessoas em evidência é a meta do renomado fotógrafo Paulo Vitale na exposição Cartunistas, que até 30 de novembro pode ser conferida gratuitamente no Centro Cultural Sesi Campinas – de quarta a sábado, das 10 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 10 às 19 horas. Ao todo, são 122 retratos de nomes do cartum brasileiro, produzidos de uma maneira peculiar: bem encaixadas ao tema, cada foto pode ser considerada um cartum que reflete características e estilo dos artistas.

Quem visitar a exposição também poderá assistir a diversos vídeos, tanto de novos quanto de antigos cartunistas, com depoimentos e making off dos ensaios. Vale lembrar que a expo já passou pelas cidades de Sorocaba, Rio Claro, São José do Rio Preto e Itapetininga, locais onde alcançou sucesso de público. E que Paulo Vitale já chegou a lançar um livro espelhando a expo em 2023 (disponível na Amazon para Kindle, por R$ 50), porém com uma quantidade menor de artistas, 112.

O curador da mostra, Eder Chiodetto, conta que equacionou o espaço expositivo do Sesi para que ele recebesse a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo e, como a maioria das pessoas retratadas olhava diretamente para a lente do fotógrafo, agora o fotógrafo “desaparece” na exposição. Cada retratado olha nos olhos do espectador, criando uma conexão mais íntima e direta entre público e cartunistas.

Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História na Universidade de São Paulo (USP) e Fotografia no International Center Of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão); editor de fotografia das revistas Veja e Época; e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Vitale já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.

Em tempo, aparecem retratados nesta página, da primeira para a última imagem: Jaguar, Dalcio Machado, Mauricio de Sousa, Laerte, Ziraldo e Claudia Kfouri; Paulo Branco; Estela May; Adão Iturrusgaray; Fernando Gonsales; Angeli.




Comentar