Não é todo dia que uma lenda dos quadrinhos underground vem ao Brasil. Assim, aproveitando a primeira visita de Robert Crumb ao país, para sua polêmica participação no Flip (onde, segundo consta, o autor deu um show de grosserias), o comitê do Troféu HQMIX decidiu antecipar a entrega do prêmio ao pai de Mr. Natural. Crumb ganhou um Astronauta (o personagem de Maurício foi o escolhido para representar o maior prêmio brasileiro dos quadrinhos nesta edição) das mãos da presidente da comissão organizadora do 22º troféu, a professora e especialista em mangás Sônia Bibe Luyten.
Detalhe importante: Crumb levou a premiação pelo lançamento de sua versão quadrinizada do Livro do Genesis, lançado em 2009 pela Conrad Editora (o HQMix2010 homenageia os melhores lançamentos do ano passado), e única vencedora revelada até o momento. “A votação aconteceu em julho e os premiados só serão conhecidos às vésperas da entrega do Troféu, em outubro. Divulgamos apenas este prêmio e fizemos a entrega antecipada aproveitando a primeira visita que o artista faz ao Brasil”, diz Sônia.
A entrega teve sabor especial para a presidente do HQMix: ela foi tradutora dos quadrinhos de Crumb para a Revista Grilo, publicação brasileira que entre os anos de 1971 e 1972 foi a primeira a reproduzir no Brasil histórias do autor, entre as quais Whiteman e Mr. Natural . Ao saber disso, Crumb também resolveu “premiar” Sônia. Depois de constatar que ela o conhecia bem e de longa data, fez um desenho de si próprio preocupado com o fato: “Ela sabe!”, pensa um preocupado Crumb na folha de papel.
Homenagem a Zetti
Além do prêmio a Crumb, o HQMix já antecipou uma homenagem que fará este ano, à Maria Ivete Araújo (Zetti), que trabalhou durante 30 anos na organização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, inclusive como diretora.
Zetti foi exonerada do cargo, o que gerou polêmica entre diversos cartunistas do Brasil, e órgãos como a ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), IMAG (Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil) e SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil_ vem protestanto sobre a falta de uma homenagem a ela na edição deste ano do Salão de Piracicaba.
Ela receberá um Astronauta das mãos de Serginho Groisman em outubro como uma piracicabana que está no coração de tantos artistas que passaram pelo salão, desde os mais novos participantes até os que dedicaram seu tempo e nome gratuitamente para o fortalecimento desse evento.
(publicado em 15/08/2010)
Comentar