Começa o Salão de Piracicaba

Mundo HQ

Piracicaba elege o melhor do traço mundial
Salão Internacional reúne 220 trabalhos de HQs, cartums, charges e caricaturas

 

Piracicaba se transformou em um paraíso do entretenimento desde o dia 26 de agosto, com a abertura do 27º Salão Internacional de Humor. Conhecido internacional-mente por reunir trabalhos de alta qualidade das maiores feras do traço de todo o mundo – neste ano há 54 países entre os selecionados e premiados -, o salão também faz ferver a vida cultural da cidade e da região, já que cada ano vem acompa-nhado de eventos culturais diversos, sempre relacionados ao tema.
Na edição deste ano, por exemplo, há lançamentos de cinco livros e a realização de sete mostras paralelas de humor, além de oficinas, mesas-redondas e peças de teatro. Um prato cheio para quem admira não apenas o quadrinho como também a cultura – e principalmente o bom-humor – nacionais.
O foco central do evento é a exposição dos 220 trabalhos selecionados – dentre os quais 10 foram premiados com 1º lugar, 2º lugar e menções honrosas – nas categorias cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos. Os trabalhos expostos foram escolhidos entre os mais de 2,3 mil inscritos no salão e, como sempre, aliam o bom-humor à crítica social e política. Por isso mesmo, como não poderia deixar de ser, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o juiz "Lalau" foram muito bem "homenageados" pelos participantes. A queda de popularidade de FHC, por sinal, garantiu o primeiro lugar na categoria charge para o baiano Flávio Luiz Rodrigues Nogueira, que retratou uma manhã ‘típica" no quarto do casal presidencial.
O ucraniano Jurij Kosobukin também ganhou a categoria cartum com uma crítica, mas mostrando um (lamentável) problema social: a fome e a miséria. Já o vencedor da categoria caricatura, o paulistano Eduardo Baptistão, preferiu retratar uma figura menos polêmica e bem mais alegre, o cantor Emílio Santiago.

CAMPINEIROS

Dois representantes da cidade de Campinas ganharam menções honrosas no salão. O cartunista Dálcio, que já conquistou 50 prêmios em salões de humor nacionais e internacionais do mundo inteiro, recebeu a menção na categoria charge. Dálcio também ganhou o prêmio Internet, escolhido pelos cibernautas no site do salão.
O estudante Flávio Augusto Rossi, da PUC-Campinas, que já havia pego o primeiro lugar em caricatura no salão universitário de Piracicaba, também recebeu menção honrosa por sua caricatura. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba vai até o dia 15 de outubro e a entrada é gratuita para a exposição e para a maioria dos eventos paralelos.
A Abertura é no sábado às 20 horas, com apresentação e show do ilusionista Carlos Eduardo Hilsdorf e performance da personagem piracicabana "Noiva da Colina", representada pelo ator Dante Skall. Durante a cerimônia oficial de abertura serão premiados os vencedores nas categorias cartum, charge, caricatura e histórias em quadrinhos, prêmio Internet e prêmio especial Unimed. A exposição poderá ser visitada até 15 de outubro, das 10 às 22 horas, de segunda-feira a domingo, no Armazém 14 do Engenho Central da cidade (Avenida Maurice Allain, 454).

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.