Piracicaba elege o melhor do traço mundial
Salão Internacional reúne 220 trabalhos de HQs, cartums, charges e caricaturas
Piracicaba se transformou em um paraíso do entretenimento desde o dia 26 de agosto, com a abertura do 27º Salão Internacional de Humor. Conhecido internacional-mente por reunir trabalhos de alta qualidade das maiores feras do traço de todo o mundo – neste ano há 54 países entre os selecionados e premiados -, o salão também faz ferver a vida cultural da cidade e da região, já que cada ano vem acompa-nhado de eventos culturais diversos, sempre relacionados ao tema.
Na edição deste ano, por exemplo, há lançamentos de cinco livros e a realização de sete mostras paralelas de humor, além de oficinas, mesas-redondas e peças de teatro. Um prato cheio para quem admira não apenas o quadrinho como também a cultura – e principalmente o bom-humor – nacionais.
O foco central do evento é a exposição dos 220 trabalhos selecionados – dentre os quais 10 foram premiados com 1º lugar, 2º lugar e menções honrosas – nas categorias cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos. Os trabalhos expostos foram escolhidos entre os mais de 2,3 mil inscritos no salão e, como sempre, aliam o bom-humor à crítica social e política. Por isso mesmo, como não poderia deixar de ser, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o juiz "Lalau" foram muito bem "homenageados" pelos participantes. A queda de popularidade de FHC, por sinal, garantiu o primeiro lugar na categoria charge para o baiano Flávio Luiz Rodrigues Nogueira, que retratou uma manhã ‘típica" no quarto do casal presidencial.
O ucraniano Jurij Kosobukin também ganhou a categoria cartum com uma crítica, mas mostrando um (lamentável) problema social: a fome e a miséria. Já o vencedor da categoria caricatura, o paulistano Eduardo Baptistão, preferiu retratar uma figura menos polêmica e bem mais alegre, o cantor Emílio Santiago.
CAMPINEIROS
Dois representantes da cidade de Campinas ganharam menções honrosas no salão. O cartunista Dálcio, que já conquistou 50 prêmios em salões de humor nacionais e internacionais do mundo inteiro, recebeu a menção na categoria charge. Dálcio também ganhou o prêmio Internet, escolhido pelos cibernautas no site do salão.
O estudante Flávio Augusto Rossi, da PUC-Campinas, que já havia pego o primeiro lugar em caricatura no salão universitário de Piracicaba, também recebeu menção honrosa por sua caricatura. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba vai até o dia 15 de outubro e a entrada é gratuita para a exposição e para a maioria dos eventos paralelos.
A Abertura é no sábado às 20 horas, com apresentação e show do ilusionista Carlos Eduardo Hilsdorf e performance da personagem piracicabana "Noiva da Colina", representada pelo ator Dante Skall. Durante a cerimônia oficial de abertura serão premiados os vencedores nas categorias cartum, charge, caricatura e histórias em quadrinhos, prêmio Internet e prêmio especial Unimed. A exposição poderá ser visitada até 15 de outubro, das 10 às 22 horas, de segunda-feira a domingo, no Armazém 14 do Engenho Central da cidade (Avenida Maurice Allain, 454).
Comentar