Bira no Mundial da Coréia

Mundo HQ

Biroriental !

Cartunista e professor de quadrinhos de Campinas
representa o Brasil em encontro mundial na Coréia

Ele é provavelmente o cartunista com maior número de trabalhos expostos na Internet (são pelo menos 16 blogs, fotologs e sites) e, nos últimos tempos, vem cada vez mais conquistando reconhecimento nacional e internacional. A partir deste 30 de setembro de 2005, porém, o paulistano por nascimento e campineiro por opção Bira Dantas é também a cara dos quadrinhos brasileiros na Coréia.

É lá, na cidade de Buncheon, que até o dia 4 de outubro Bira estará representando a chamada "nona arte" nacional na Conferência Mundial dos Quadrinhos (World Cartoonist Conference, ou simplesmente WCC).

"O convite veio da própria WCC e, pelo que sei, serei o representante não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Fui convidado em decorrência da minha participação nos Salões da Rússia, Carquefou (França) e Chipre. Pediram para que eu falasse sobre o mercado de quadrinhos brasileiro: os artistas, o público consumidor, o que é produzido. E também vou falar sobre o futuro dos quadrinhos", diz Bira, que promete abrir seu discurso no evento tocando na gaita o hino nacional brasileiro, um chorinho e a trilha sonora do antigo seriado japonês National Kid na gaita – entre outras coisas, o quadrinista também é tocador de gaita dos bons e fã de blues.

A WCC acontece anualmente, sempre sediada em um país diferente (a edição de 2004, por exemplo, ocorreu na China). Os organizadores pediram a ele que também levasse revistas com trabalhos produzidos para distribuir por lá. E, como Bira tem poucos exemplares dos gibis que produziu – entre os quais uma gibigrafia do presidente Lula, uma coletânea de cartuns do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Energia e Sau, o dinossauro), o cartunista acabou editando 3 mil exemplares de uma revista de 32 páginas com seus principais trabalhos na área de quadrinhos, cartuns e caricaturas.

A boa nova é que o público do Brasil não vai ficar sem a revista, apropriadamente batizada de BiraZine. Há cópias a venda por R$ 5,00 na Pandora Cursos, escola na qual Bira leciona (rua Joaquim Novaes, 25), mas os leitores que não fazem questão de guardar em papel podem baixar a revista gratuitamente da internet, em formato PDF .

As 32 páginas da revista (editada em papel couchet e colorida) resumem bem os trabalhos de Bira, mostrando divertidos cartuns, divertidas charges (como a de George Bush vestido de Hitler e jogando bola com o mundo, em referência à famosa cena de Charles Chaplin em O Grande Ditador) e ainda o que Bira faz melhor, as excelentes caricaturas de personalidades, em especial do cinema e da música.

Perfil

Ubiratan Libânio Dantas de Araújo, o Bira

Nascimento: 3 de março de 1963

Alguns trabalhos:

desenhista da revista "Os Trapalhões", colaborador das revistas Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas;

Ilustrador de revistas e apostilas institucionais (IBM, Rockwell Fumagalli, Anglo, Caterpillar, Eaton, 3M e outros);

Foi chargista e cartunista nos jornais Diário do Povo, Folha da tarde, pasquim 21 e jornais sindicais.

Atualmente é professor de desenho na Pandora Cursos e colabora semanalmente com jornais sindicais.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.