Biroriental !
Cartunista e professor de quadrinhos de Campinas
representa o Brasil em encontro mundial na Coréia
Ele é provavelmente o cartunista com maior número de trabalhos expostos na Internet (são pelo menos 16 blogs, fotologs e sites) e, nos últimos tempos, vem cada vez mais conquistando reconhecimento nacional e internacional. A partir deste 30 de setembro de 2005, porém, o paulistano por nascimento e campineiro por opção Bira Dantas é também a cara dos quadrinhos brasileiros na Coréia.
É lá, na cidade de Buncheon, que até o dia 4 de outubro Bira estará representando a chamada "nona arte" nacional na Conferência Mundial dos Quadrinhos (World Cartoonist Conference, ou simplesmente WCC).
"O convite veio da própria WCC e, pelo que sei, serei o representante não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Fui convidado em decorrência da minha participação nos Salões da Rússia, Carquefou (França) e Chipre. Pediram para que eu falasse sobre o mercado de quadrinhos brasileiro: os artistas, o público consumidor, o que é produzido. E também vou falar sobre o futuro dos quadrinhos", diz Bira, que promete abrir seu discurso no evento tocando na gaita o hino nacional brasileiro, um chorinho e a trilha sonora do antigo seriado japonês National Kid na gaita – entre outras coisas, o quadrinista também é tocador de gaita dos bons e fã de blues.
A WCC acontece anualmente, sempre sediada em um país diferente (a edição de 2004, por exemplo, ocorreu na China). Os organizadores pediram a ele que também levasse revistas com trabalhos produzidos para distribuir por lá. E, como Bira tem poucos exemplares dos gibis que produziu – entre os quais uma gibigrafia do presidente Lula, uma coletânea de cartuns do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Energia e Sau, o dinossauro), o cartunista acabou editando 3 mil exemplares de uma revista de 32 páginas com seus principais trabalhos na área de quadrinhos, cartuns e caricaturas.
A boa nova é que o público do Brasil não vai ficar sem a revista, apropriadamente batizada de BiraZine. Há cópias a venda por R$ 5,00 na Pandora Cursos, escola na qual Bira leciona (rua Joaquim Novaes, 25), mas os leitores que não fazem questão de guardar em papel podem baixar a revista gratuitamente da internet, em formato PDF .
As 32 páginas da revista (editada em papel couchet e colorida) resumem bem os trabalhos de Bira, mostrando divertidos cartuns, divertidas charges (como a de George Bush vestido de Hitler e jogando bola com o mundo, em referência à famosa cena de Charles Chaplin em O Grande Ditador) e ainda o que Bira faz melhor, as excelentes caricaturas de personalidades, em especial do cinema e da música.
Perfil
Ubiratan Libânio Dantas de Araújo, o Bira
Nascimento: 3 de março de 1963
Alguns trabalhos:
desenhista da revista "Os Trapalhões", colaborador das revistas Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas;
Ilustrador de revistas e apostilas institucionais (IBM, Rockwell Fumagalli, Anglo, Caterpillar, Eaton, 3M e outros);
Foi chargista e cartunista nos jornais Diário do Povo, Folha da tarde, pasquim 21 e jornais sindicais.
Atualmente é professor de desenho na Pandora Cursos e colabora semanalmente com jornais sindicais.
Comentar