As Taradinhas de Franco de Rosa

As Taradinhas de Franco de Rosa

ou: o estudo sério que virou livrinho pornô

Era uma vez um estudo sobre personagens femininas e erotismo, desenvolvido por um pesquisador sério, que por algum motivo desconhecido acabou virando uma tentativa de livrinho pornográfico. Esta é a impressão que o leitor mais crítico terá quando ler "As taradinhas dos quadrinhos"(Editora Opera Graphica, R$ 7,90, 82 páginas). Já o leitor menos crítico provavelmente levará o livreto para o banheiro com segundas intenções e nem se importará com o fato.

Isso porque a impressão que se tem é exatamente essa: Taradinhas foi feito exclusivamente para ser vendido como material erótico. A começar pelo formato de bolso, fácil de ser escondido e transportado. Depois – e principalmente – pela vulgarização e breguice do texto atribuído a Franco, que causa estranheza a qualquer um que conheça o trabalho deste pesquisador pioneiro e sério dos quadrinhos. O que dizer, por exemplo, de pérolas como "Ego cai da cama (…) Essa é a tarada que Sandman precisava encontrar um dia. Aquele broxa" ou ainda "E como as mulheres de Pichard sofrem, choram e imploram… mas gozam. Isso sim é ser tarada!".

Exemplos como estes são encontrados quase o tempo todo no texto, em especial nas legendas, rivalizando com a seriedade da pesquisa sobre as personagens. Um outro problema: em diversos pontos, os capítulos não tem conexões coerentes entre si. Pior, a maioria absoluta das mulheres mostradas no livro já havia sido competentemente pesquisada e abordada por outro lançamento recente da mesma editora, As Sedutoras dos Quadrinhos, o que dá ao livreto das "taradinhas" cara de dejavu.

 

"Taradinhas", definitivamente não merece ser associado à chancela do jornalista, editor, desenhista e roteirista Franco de Rosa. E não é que o livro seja tão ruim assim, há muito o que se salve. Mas nem de longe é o que se espera da assinatura de Rosa. Por isso, se é para saber mais sobre personagens femininas, prefira As Sedutoras dos Quadrinhos. Já se o propósito é diversão, fique com as taradas…

 

 

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.