Angeli lança Luke e Tantra e quer virar site

Mundo HQ

Angeli. Ponto com.
Cartunista lança novo livro com os personagens Luc e Tantra, mas quer mesmo é virar site

Arnaldo Angeli Filho até que agüentou firme na escola, ao menos no primário. Mas no primeiro ano ginasial (quinta série), o garoto paulistano que era muito mais ligado em drogas, sexo e rock n’roll do que em livros acabou sendo jubilado do colégio – após repetir de ano quatro vezes seguidas. A professora de Arnaldo com certeza teria sérias dúvidas se ouvisse dizer que um dia ele iria se tornar um dos mais excepcionais cronistas da vida e do cotidiano paulistano. Mas foi o que aconteceu. A exemplo do que Adoniran Barbosa fez em sua música, Angeli conseguiu retratar com perfeição os mais diversos tipos (e tipinhos) da cidade grande em seus desenhos. E a obra do menino que era avesso à escola, quem diria, acabou virando uma série de… livros.
A editora Devir lança nesta quarta-feira, 25, Luke & Tantra – Sangue Bom (R$ 15,00, 64 páginas), segundo número da coleção "Sobras Completas", dedicada ao cartunista. A história das duas "adolescentes maluquinhas" (um termo soft que o próprio Angeli talvez não usasse) chega às livrarias em companhia de outro livro voltado para o público infanto-juvenil, do amigo e também cartunista Laerte: Suriá, a Garota do Circo.
Luke e Tantra, no entanto, é mais que um livro. Como o próprio selo da Devir indica, as HQs da dupla adolescente que quer perder (ou será que já perdeu?) a virgindade a qualquer custo e adora um som moderno é um pedaço, ou uma sobra, de Angeli e de seus gostos musicais. O cartunista, porém, não pretende se contentar em reunir as sobras apenas em livros. Angeli, agora, quer virar site. Um megasite.
"Estou trabalhando neste projeto, mas não tenho idéia de quanto tempo irá demorar para levar o site ao ar, porque eu não quero uma simples página. Eu quero A página", diz. Atualmente, o cartunista publica alguns trabalhos, especialmente charges e tiras das próprias Luke e Tantra, na página de humor da UOL. Isso, no entanto, é pequeno demais para o quê ele tem em mente.
"Para começar, meu site trará todo os meus personagens, com mais de dez desenhos de cada um, artes originais, rabiscos, a história de como eles foram criados e até mesmo as músicas que eu escuto quando os estou desenhando", conta.
O site terá também uma biografia completa do autor, que incluirá seus livros favoritos, discos que gosta e até pratos prediletos. "Mas quero uma coisa bem legal mesmo, com trechos dos livros que eu gosto, receitas dos pratos e até MP3 das minhas músicas e discos favoritos", diz.
A música do site, promete Angeli, não vai parar por aí. O cartunista quer colocar em sua página uma rádio alternativa, que transmitirá canções e músicas demo de bandas pouco (ou nada) conhecidas. "Quero levar para lá bandas paulistanas que têm um som muito bom, mas que não tocam nas rádios comerciais. Muito rock n’roll."
O projeto do site está sendo elaborado vagarosamente, porque o cartunista quer garantir que todas as suas "sobras", opiniões, artes e gostos tenham espaço garantido na Internet. E mesmo sem tempo determinado para ficar pronto, o projeto já atraiu interesse de vários grandes provedores. Afinal, hoje em dia ninguém, nem mesmo aquela professora, duvida do sucesso do garoto Arnaldo, que virou Angeli, que virou livro e que, com certeza muito em breve, vai virar "ponto com".

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.