27º Angelo Agostini: “Emmy” dos quadrinhos será entregue em 5 de fevereiro

Mundo HQ

 

 

 

 

Historicamente, o prêmio Ângelo Agostini – dado anualmente aos melhores artistas e publicações brasileiras do ano anterior – é comparado aos prêmios americanos Emmy e o HQMix ao Oscar. A ideia é dizer que o primeiro é na maioria das vezes mais criterioso, enquanto o segundo é mais pop e produzido. Com o passar dos anos, essa distinção está deixando de existir pelo lado bom: o Agostini – que será entregue no dia 5 de fevereiro – está se popularizando sem perder o critério e o HQMix sendo mais criterioso sem deixar de lado a popularidade. Quem ganha com isso, claro, são os quadrinhos.

 



Em sua 27ª edição, o Agostini deste ano irá premiar Hélcio Rogério (melhor desenhista), Marcos Franco (melhor roteirista), Márcio Baraldi (melhor cartunista), Bando de Dois (melhor lançamento), Lucas da Vila de Sant´anna da Feira  (Melhor Lançamento Independente) e QI (de Edgard Guimarães, como melhor Fanzinhe).

 



O prêmio especial Jayme Cortez ficou com  José Salles/Editora Júpiter II e serão homenageados como Mestres do Quadrinho Nacional Dag Lemos, Eduardo Vetillo, E.C. Nickel, Elmano Silva e Novaes. Destaque para Dag, desenhista de clássicos do terror e que trabalhou com quadrinhos da Hannah Barberah como Johnny Quest e Falcão Azul & Bionicão. Atualmente comandando um estúdio de desenho em Campinas, no Jardim dos Oliveiras, o mestre merecia o reconhecimento há tempos.

 

Outra boa nova fica por conta de uma programação bem elaborada para os artistas e fãs que comparecerem ao evento na Avenida Paulista. Para começar, uma “HQ Gigante Coletiva” será produzida pelos presentes, com tema escolhido na abertura, às 13 horas. E antes da entrega dos prêmios em si, haverá ainda abertura de exposição sobre Agostini e palestra sobre a Turma da Mônica Jovem, com Marcelo “Eternamente Holy Avenger” Cassaro e Petra Leão.

 

 



"Khagar, o insensível", do melhor desenhista Hélcio Rogério: bamba no traço

 



 

O prêmio

 

A 27ª edição do prêmio Angelo Agostini é promovida pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes, com o apoio do Coletivo Quarto Mundo, da Comix Book Shop e da Inarco Internacional.





Sempre vale lembrar que
Ângelo Agostini

foi o pioneiro das histórias em quadrinhos no Brasil, com a história "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", publicada em 30 de janeiro de 1869. Justamente por isso no dia 30 é comemorado em todo o Brasil o Dia do Quadrinho Nacional, desde 1984, mesmo ano de criação do prêmio que é dado aos que mais se destacaram na área de acordo com votação realizada entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais. 

 

Anote na agenda

27ª edição do prêmio Angelo Agostini

Quando? Sábado, 5 de fevereiro, a partir da 13 horas

Local: Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, 2439 (próximo à Rua da Consolação).

Entrada Franca

Mais informações, pelo telefone (11) 3987-9600

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.