Angelo Agostini será no dia 10 de fevereiro
Prêmio que leva o nome do primeiro quadrinista brasileiro será dado aos melhores de 2000
A Associação dos quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo entrega no próximo dia 10 de fevereiro, em São Paulo, o prêmio Angelo Agostini aos melhores quadrinistas do ano 2000. Se o prêmio HQ Mix é o Oscar Brasileiro dos quadrinhos, o Angelo Agostini é o festival de Cannes. Ou seja, também badalado e importante, mas menos "show" e até mesmo com um caráter mais cult. A começar pelo nome, uma homenagem a Angelo Agostini, um italiano naturalizado brasileiro que é tido como o primeiro a publicar uma hq sequenciada e com personagem fixo em nosso país ("As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", de 1869).
Como a história de Agostini saiu em 30 de janeiro de 1869, a associação escolheu comemorar todo dia 30 como sendo o "Dia do Quadrinho Nacional" e anualmente, sempre em uma data próxima a este dia, o prêmio é dado. Apenas profissionais brasileiros recebem a honraria, que é dada em um número (bem) menor de categorias do que o HQ Mix.
Nesta edição, a décima-sétima da História, serão homenageados:
MELHOR DESENHISTA: FLAVIO COLIN (autor do personagem ao lado, da revista Fawcett)
MELHOR ROTEIRISTA: ANDRÉ DINIZ
MELHOR LANÇAMENTO: FAWCETT (Editora Nona Arte)
MELHOR FANZINE: QUADRINHOS INDEPENDENTES
TROFÉU JAYME CORTEZ: EDGAR GUIMARÃES MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL: EDSON RONTANI, IVAN WATSH RODRIGUES e RENATO CANINI
A entrega deste ano será no dia 10 de fevereiro de 2001, a partir das 12h30, na COMIX SHOP BOOK, na Alameda Jaú, 1998, próximo ao metrô Consolação (fones: 3088-9116 e 3061-3893). Além da entregas dos troféus aos escolhidos haverá exposição de trabalhos, lançamento de fanzines e revistas e a presença de vários profissionais. A programação começa às 12h30 com apresentação dos desenhos animados da Toscographics, de Allan Sieber, destacando o controvertido "Deus é Pai".
Às 13 hora,s o editor e quadrinhista André Diniz estará realizando uma palestra sobre a "Produção Independente e a Criação de Pequenas Editoras". Às 14 horas haverá uma tarde de autógrafos com os autores das revistas Subversivos e Fawcett, André Diniz e Laudo Ferreira Júnior (conheça as revistas no site Nona Arte).
A entrega dos prêmios Angelo Agostini será a partir das 15 horas. Logo após será inaugurada uma exposição com os trabalhos dos homenageados, que estará aberta à visita dos interessados até 17 de fevereiro. A entrada na premiação, bem como na exposição, é gratuita.Se você gosta de quadrinhos e vai estar em São Paulo dos dias 10 a 17, não perca!
Comentar