Todd MacFarlane, o Big Mac

Mundo HQ

Ele nasceu em 16 de março de 1961, em Calgary (Canadá), gosta de filmes como Beaches e Harry e Sally, feitos um para o outro, e não dispensa uma boa comida mexicana acompanhada de brócolis e alcachofra. O nome desta figura sui generis é Todd Dean Mark Mac Farlane, mais ele é mais conhecido como Todd MacFarlane ou simplesmente pela alcunha de “Big Mac” – uma mistura de gozação com sanduíche do MacDonalds e reverência ao artista que se tornou “grande” graças à sua criação mais conhecida: Spawn, a cria do inferno.
Todd MacFarlane começou a desenhar histórias em quadrinhos aos 18 anos (ele acha que começou “muito velho”), pouco depois de ter começado a colecionar HQs. Seu primeiro trabalho foi na revista Coyote, de Steve Englehart. Logo depois, desenhou Corporação Infinito e participou de alguns exemplares da minissérie Invasão. MacFarlane conta que, em suas primeiras HQs, a diagramação diferente que chamava a atenção das pessoas era fruto de sua inexperiência: por não estar acostumado a trabalhar com HQs, usava técnicas de design gráfico, sua especialidade.
No final dos anos 80, a Marvel chamou o autor para desenhar O Incrível Hulk e o traço de MacFarlane começou a chamar atenção. Com isso, ele foi transferido para a revista do Homem-Aranha e disparou as vendagens do título com seus desenhos.
Apesar do sucesso, no entanto, Big Mac estava cansado dos roteiros de Davd Michelinie e exigiu à Marvel que os roteiros também viessem para suas mãos. Assim surgiu a minissérie Tormento (1990 nos EUA, 1991 no Brasil), que vendeu mais de um milhão de exemplares nos EUA, batendo todos os recordes até então. A série, no entanto, foi criticada por ter argumento fraco. “Foi minha estréia como argumentista e acho que, se tivesse vendido 300 mil exemplares, ninguém reclamaria. Mas como vendemos mais de um milhão, chamamos muito a atenção das pessoas”, opinou na época.
Nos anos 90, MacFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee e outros autores deixaram a Marvel para fundar sua própria editora, Image. Foi então que Spawn veio ao mundo. “Na verdade, criei o personagem na década de 80, nos meus tempos de amador. Acho que todo fã de HQ acaba criando um personagem. A diferença entre os outros fundadores da mage e eu é que eu, ao contrário deles, nunca havia usado minhas criações na Marvel.”
Spawn imediatamente se tornou fenômeno de vendas e carro-chefe da Image (também gerou brinquedos, filme, desenhos animados e videogame). MacFarlane cuida de toda a produção de brinquedos e artigos relacionados ao personagem, mas atualmente não costuma desenhar mais seu próprio personagem (que geralmente é desenhado pelo artista Greg Capullo, também da Image).
Atualmente, MacFarlane vive em portland (Oregon), ao lado da esposa Wanda e da filha Cyan – pra quem não sabe, ele deu os nomes das duas à viúva de Spawn e à filha da personagem. Por sinal, Todd também tem um bom amigo chamado Terry Fitzgerald, que também empresta o nome a um personagem de Spawn, justamente o ex-amigo de Al Simmons (verdadeiro nome da cria do inferno) que casou-se com Wanda.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.