Humor em profusão
O mal humor está com os dias contados na região de Campinas, pelo menos se depender dos entusiastas da área de quadrinhos, charge, cartuns e caricaturas do Interior do Estado de São Paulo. Começou nesta sexta-feira, 22 de junho, o nono Salão Universitário Latinoamericano de Humor de Piracicaba. Além disso, estão abertas as inscrições para a Segunda ExpoHumor, que será realizada em Campinas em outubro.
Em sua nona edição, o Salão Universitário traz uma exposição (no Campus Taquaral da Unimep) com os 320 trabalhos que concorrerão aos prêmios nas quatro categorias (HQs, Cartum, Caricatura e Charge). Os trabalhos foram enviados por 133 artistas – 27 deles estrangeiros vindos de países como México, Argentina, Equador, Colômbia e Uruguai – e julgados por um juri composto por, entre outros, a especialista em mangás Sônia Luyten, o caricaturista Dálcio Machado e os "medalhões" Zélio Alves Pinto e Gualberto Costa.
Também no juri – que só irá revelar os vencedores no final de semana de abertura – está o homenageado do ano pelo Salão: o escritor, cronista, músico e acima de tudo (?) humorista Luís Fernando Veríssimo. Assim sendo, os visitantes também serão brindados com uma exposição retrospectiva de Veríssimo, montada com fotos de seu acervo pessoal e com desenhos feitos por vários cartunistas.
E, pela primeira vez na história do salão, universitários bem especiais também participarão do evento: será realizada uma mostra especial com trabalhos de alunos de programas de Universidade da Terceira Idade.
EXPOHUMOR
Enquanto isso… em Campinas, estão abertas as inscrições para a Segunda ExpoHumor, que será realizada na cidade durante todo o mês de outubro. Cada participante pode inscrever até 3 trabalhos em sua área e concorrerá a prêmio em dinheiro. As inscrições vão até 15 de setembro (clique aqui para conferir o regulamento).
A primeira ExpoHumor foi realizada no ano passado e teve grande sucesso de participação e público, além de ter chamado a atenção por trazer para Campinas quadrinistas do porte de Luke Ross (que já desenhou o Homem-Aranha para a DC Comics) e Daniel HDR, entre outros.
Para este ano, muita coisa boa está planejada: uma exposição com originais de artistas convidados (Maurício de Souza. Ziraldo, Waldefel e Mozart Couto estão na lista), uma Réplica da 1ª Exposição Internacional de Quadrinhos (realizada em 1951 em São Paulo) e uma mesa redonda com especialistas como Álvaro Moya, Franco de Rosa, Wagner Augusto, Paulo Paiva, Dario Chaves, Rogério Campos, Gonçalo Jr. e Eloyr Pacheco. É só esperar para ver!
Comentar