Popeye e Sobrinhos do Capitão: volta às bancas

Mundo HQ

Popeye e Os Sobrinhos do Capitão: os clássicos voltaram

As coisas na pensão de Mama Chucrutz continuam as mesmas: Fritz e Hans aprontam todas, o Coronel caça os dois gazeteiros tentando fazer com que eles freqüentem as aulas e o velho Lobo-do-Mar conhecido apenas como Capitão ainda sofre horrores com a gota. Outro velho marinheiro chamado Popeye também continua sua vida aventureira ao lado da eterna namorada Olívia, do vilão Brutus e do fila-bóia Dudu. Quem duvida poderá conferir de perto as histórias destes dois clássicos dos quadrinhos, Os Sobrinhos do Capitão e Popeye, o Marinheiro, a partir deste mês de janeiro.
É que a editora Opera Graphica está lançando a coleção Opera King – Clássicos Obrigatórios, voltada para os leitores saudosos destes personagens "de antigamente".
Os dois primeiros números são voltados para Os Sobrinhos e para o Marinheiro Popeye, este último provavelmente mais conhecido das novas gerações, em virtude de desenhos animados mais recentes que volta e meia ganham reprises na televisão.
Os Sobrinhos do Capitão, no entanto, têm bem mais história do que Popeye. Isso porque trata-se da tira mais velha em circulação ininterrupta desde que foi criada, em 1897, pelo alemão radicado americano Rudolph Dirks. Originalmente chamados de Katzenjammer Kids (o famoso Capitão, que na realidade sequer é Tio dos meninos, só apareceu na história em 1902), a tira conta as aventuras de Hanz e Fritz, irmãos gêmeos que adoram aprontar e pregar peças na vizinhança. As vítimas preferidas são, via de regra, os dois moradores da pensão da mãe dos pestinhas da Mama: o Capitão e o Coronel. De acordo com a King Features, distribuidora das aventuras dos dois pestinhas, pelo menos 50 jornais de todo o mundo publicam as aventuras dos dois nos dias de hoje. Saiba mais sobre os Katzie, como os dois são conhecidos, no nosso quadrindex.


Já Popeye, que estreou sua própria tira em 1929, foi criado pelo cartunista E.C. Segar. O marinheiro – que no Brasil apareceu pela primeira vez em 1936 com o nome de "Brocoió" – vive aventuras ao lado de seu eterno amor, a magérrima Olívia Palito, que também é disputada pelo forte vilão Brutus. Sempre que se vê em apuros, porém, Popeye recorre a uma latinha de espinafre que, uma vez ingerido, o torna super-forte. Por sinal, segundo pesquisa realizada pelos plantadores de espinafre nos Estados Unidos, o personagem foi o responsável por um aumento de 30% no consumo deste vegetal naquele país quando estava no auge de sua fama (saiba mais sobre popeye também no nosso quadrindex).
O desenhista das tiras de Popeye e de Os Sobrinhos do Capitão na atualidade é o cartunista Hy Eismann, contratado pela King Features para dar continuidade a ambas. As aventuras que serão publicadas na coleção Opera King, porém, são datadas de 1958 a 1964, ou seja, ainda eram assinadas por Dirks, E.C. Segar e os primeiros desenhistas que os sucederam. O período selecionado para a republicação das tiras correspondem à época em que o humor das séries competia diretamente com a popularização da televisão, gerando assim uma das melhores fases dos quadrinhos publicados em jornal.

Tanto o álbum de Popeye quanto do dos Sobrinhos tem histórias completas de duas páginas de duração cada, perfazendo um total de mais de 40 histórias por revista. Os dois volumes são em formato 16 x 23 cm, com 96 páginas em preto e branco e custam R$ 9,90 cada. A Opera Graphica também quer lançar outros personagens clássicos pelo selo Opera King após estes dois primeiros exemplares e já estão "na fila", entre outros, Pinduca, Hagar, Recruta Zero, Mandrake e Príncipe Valente de John C. Murphy.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.