Pelezinho volta… para a Copa do Mundo

Mundo HQ

Pelezinho vai para a Copa!!!

 

Se você tem mais de 25 anos (ou herdou uma bela coleção de gibis de alguém mais velho), com certeza se lembra do Pelezinho, o personagem criado por Maurício de Sous baseado na infância do rei Pelé, ou melhor, do pequeno Edson Arantes do Nascimento. Pois em 2002, ano de Copa do Mundo, Pelezinho vai estar de volta às HQs e até mesmo terá fitas de vídeo nas quais vai ensinar a jogar bola.

 

Fruto de uma idéia que Maurício teve em seus encontros com Pelé (o jogador inicialmente queria um personagem no estilo super-herói, mas foi dissuadido pelo desenhista), Pelezinho era um dos mais bem quistos personagens da turma da Mônica nos anos 70 (e no início dos 80). Em histórias divertidíssimas explorando o mundo do futebol, Pelezinho convivia com personagens baseados nos amigos de infância do próprio Pelé, que na revistinha se tornaram tão famosos quanto o próprio personagem: a japonesa Neuzinha (primeira namorada do Pelé de verdade), a namoradeira e boca-suja Bonga, o amigo Cana Braba, o goleiro Frangão, a vendedora de quibes Samira e, claro, o cachorro Rex, que cavava buracos para as traves e de vez enquando ainda dava uma de goleiro – e para o desespero de Frangão tinha uma atuação melhor que o titular…

 

"Autodesenho" de Maurício mostrando as primeiras reuniões entre ele e Pelé: o rei queria um herói

Sem maiores explicações, porém, a revistinha acabou. "O contrato de parceria que tínhamos foi encerrado e na época tanto Pelé quanto eu estávamos cuidando de outros interesses, por isso o personagem acabou sendo deixado de lado", conta Maurício. O desenhista diz, porém, que resolveu retomar o personagem e, após novas conversas com Pelé, irá relançar o personagem no ano que vem, mas com uma série de mudanças.

 


A principal delas é que Pelezinho será um pouco mais velho do que os personagens da turma. Ele terá cerca de 16 anos, enquanto os demais personagens que formam o núcleo principal da Turma da Mônica (Cebolinha, Cascão, Magali e a própria baixinha gorducha) têm seis ou sete.
A turma de amigos também será revisada. Isso porque, infelizmente, alguns dos amigos de Pelé que eram retratados nas histórias por meio dos personagens baseados neles não querem mais que suas imagens sejam expostas (ou, em alguns casos, estão exigindo royalties para isso).


Além dos gibis, Maurício também pretende lançar uma série de fitas de vídeo nas quais pelezinho ensinará a jogar bola. Como as fitas serão lançadas em pleno ano de Copa deverão vender bem, inclusive em outros países para quais os produtos da Mônica já são exportados (cerca de 30).

LONGA-METRAGEM E CAMPINAS

A volta de Pelezinho não será a única novidade dos Estúdios Maurício de Sousa para 2002. O desenhista – que atualmente está exibindo na Pinacoteca de São Paulo uma série de quadros da Turma da Mônica baseados em grandes pintores (saiba mais no site da Mônica) – também anuncia um novo desenho animado longa-metragem da turma. Maurício também está viabilizando um projeto de histórias de Tina e Rolo em suplementos especiais. "A idéia de lançar uma revista da Tina foi deixada de lado, porque as gírias e o mundo dos jovens mudam muito rapidamente e as histórias ficariam velhas", diz (nos Estúdios Maurício de Sousa as HQs de Mônica e cia. são produzidas com três meses de antecedência em relação ao que está na banca).

 


Por fim, o Walt Disney brasileiro, que aos 65 anos mostra estar com muito fôlego, planeja ainda uma visita para um bate-papo com alunos da PUC-Campinas, onde já chegou a lecionar um curso de quadrinhos – atualmente a PUC oferece um curso sobre o mundo das HQs em suas práticas de formação. "Não quero marcar nada, mas um dia pretendo dar um pulinho em Campinas para falar com os alunos. Gosto muito da cidade. Muita gente não sabe, mas já morei em Campinas e o Bairro do Limoeiro, onde são ambientadas as histórias da Mônica, é inspirado no bairro em que morei: o Cambuí, que na época era um local tranquilo, cheio de campinhos de futebol e pracinhas, e no qual se via a cidade ao fundo", conta, acrescentando entre risos ao saber que hoje o Cambuí é considerado um dos bairros mais sofisticados de Campinas: "Foi só eu sair de lá para o bairro melhorar!"

 

(Matéria publicada em 2001; o projeto não deu certo, mas Maurício retomou o lançamento do personagem para 2010)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.