A volta dos Superamigos!!!
Cartoon Network anuncia novo desenho
da Liga da Justiça
A maior equipe de super-heróis do mundo vai voltar à TV neste ano. A Cartoon Network acaba de anunciar que está produzindo, em parceria com a DC Comics e a Warner Brothers Television, um novo desenho da Liga da Justiça. Ou seja, se você era uma daquelas centenas de pessoas que adorava passar as manhãs de domingo em frente a televisão conferindo as aventuras dos Superamigos ou se é fã de carteirinha dos maiores heróis da DC Comics (Batman, Superman e outros tantos), prepare-se para a volta dos Superamigos.
Segundo a presidente mundial da Cartoon, Betty Cohen, estão sendo produzidos inicialmente 26 episódios de meia-hora do desenho da JLA ("Justice League of America"), que deverá ir ao ar aos sábados pela manhã, talvez ainda neste primeiro semestre de 2001.
A equipe principal do desenho será formada por Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Hawkgirl e Ajax, o Marciano. As principais novidades são a aparição de Ajax pela primeira vez no desenho e a de Hawkgirl (a "parceira" do herói alado Hawkman), que foi incluída como forma de aumentar a participação feminina ativa no grupo – que, antes, era restrita à Mulher Maravilha.
Além disso, Aquaman, que era parte do elenco fixo da série antiga (confira abaixo a história dos primeiros desenhos e os heróis que passaram por eles) pode aparecer como herói convidado, mas a princípio não deve fazer parte da equipe principal…
Por sinal, o diretor responsável pelo desenho, ninguém menos que Bruce Tinn (que nos últimos anos chegou a ganhra prêmios Emmy com os desenhos de Superman e Batman exibidos pela Warner), também ainda não revelou se vai recriar ou não a boa e velha ‘Sala de Justiça’ ou se irá preferir optar pela atual base da Liga nos quadrinhos, que fica localizada na Lua.
Super-Gêmeos: ativar!
A série de desenhos dos Superamigos foi uma das que mais durou na televisão mundial, o que na opinião dos produtores da Cartoon, DC e Warner farão do novo desenho um sucesso imediato.
O primeiro desenho dos Superamigos foi ao ar em 1973 (Hannah Barbera’s Studios Super Friends) e o desenho era centrado na figura do Super-Homem, que formava um supertime para combater o mal com outros grandes heróis – Batman e Robin, Mulher-Maravilha e Aquaman – e os candidatos a herói Wendy, Marvin e Supercão (no original "Cão Maravilha" ou Wonderdog, um personagem claramente ‘inspirado’ em Scooby Doo, da própria Hannah Barbera).
Marvin, Wendy e o cachorro não tinham poder nenhum (a não ser a incrível habilidade de se meter em encrencas) e também não tinham muita graça, por isso logo caíram fora do desenho. Neste primeiro desenho, os Superamigos recebiam chamados na Sala de Justiça para resolver os mais diversos problemas em todo o mundo. A série durou até 1975 nos Estados Unidos, mas teve seus episódios reprisados em 1976 e estes fizeram tanto sucesso que em 1977 um outro desenho foi criado: The All-New Super Friends Hour.
Estas "novas aventuras" tinham além de Super-Homem, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin, apareceram os jovens Super-Gêmeos e seu macaco espacial, Gleek. A dupla substituiu Marvin e Wendy como candidatos a herói, mas ao contrário dos dois pioneiros, os gêmeos Zan e Jayna (que vinham de outro planeta) tinham super-poderes. Quando se tocavam, podiam se transformar inicialmente em qualquer coisa e, conforme o desenho foi progredindo, apenas em animais (Jayna) e água ou objetos de gelo (Zan). Além disso, o macaco Gleek era responsável pela parte das piadas no show e, ao contrário do Supercão, Gleek conseguia arrancar boas risadas.
Também neste desenho apareceram outros heróis da DC como convidados especiais – como Hawkman (Falcão) e Hawkgirl – e até mesmo foram criados três heróis para representar outras comunidades dos Estados Unidos: Vulcão Negro, um afroamericano com poderes elétricos (ao lado); Samurai (um asiático que comandava tufões); e Chefe Apache (um índio que podia ficar gigantesco). No final de cada episódio os heróis apareciam em mensagens curtas falando sobre como as pessoas devem ser boas e muitas vezes falando contra vícios como o de fumar, por exemplo (anote aí: essa história de lição de moral em desenho animado NÃO começou com He-Man…)
Em 1978, a rede de TV ABC comprou o desenho e por isso ele passou por uma nova reformulação e foi lançado como Challenge of the Super Friends. Desta vez, Superman e companhia enfrentavam desastres e armadilhas causados pela Legião do Mal, captaneada por Lex Luthor. O desenho não tinha os Super-Gêmeos e o maior reforço era mesmo o dos vilões, já que a Legião do Mal abria espaço para todos os bad boys de todos os desenhos (destaques para, além de Luthor, Bizarro, Brainiac, Charada, Manta Negra, Espantalho, Homem-dos-Brinquedos e por aí afora).
Em 1979 mudou tudo de novo: nada de Legião do Mal e os Superamigos voltaram à sua composição básica (Superman, Aquaman, Mulher-Maravilha e Batman e Robin) mais uma vez com a presença dos Super-Gêmeos e de Gleek. O desenho passou a se chamar "The World Greatest Super Friends", mas em 80 assumiu apenas o título "Super Friends". Esta série acabou em 1984, quando foram lançados nos Estados Unidos brinquedos com os novos heróis DC.
Então, para mostrar esses novos heróis (e vender brinquedos), surgiu "Super Friends: The Legendary Super Powers Show". O novo herói que mais se destacou nesta nova série foi Nuclear (Firestorm), um estudante de física que, unindo sua mente à de um professor, se transformava em um ser poderoso que voava, soltava raios e podia mudar a estrutura de qualquer coisa não-orgânica. O vilão principal da série era Darkseid, senhor de Apokolips.
Por fim, em 1985 veio The Super Powers Team: Galactic Guardians. Este foi o último desenho dos Superamigos e nele também apareceram como "fixos" outros heróis DC como Lanterna Verde e Flash. Mais uma vez não havia os super-gêmeos e os heróis teen eram representados pelos Titãs, em especial o herói Cyborgue. O desenho acabou em 1986 e foi considerado um dos mais fiéis aos quadrinhos. Até agora. Pois o novo desenho da Cartoon promete vir arrebentando. É esperar para ver e, quem sabe, ouvir mais uma vez""Enquanto isso, na Sala de Justiça…"
Comentar