Os nossos japoneses são melhores…

Mundo HQ

Os nossos japoneses são
melhores que os outros…
Cartunista nissei cria quadrinhos
via Internet e conquista
mais de 40 mil leitores

Misture Power Rangers com Jaspion, Cavaleiros do Zodíaco e um pouquinho de todos aqueles tradicionais desenhos japoneses em que “monstros terríveis invadem Tóquio e nossos heróis precisam salvar o mundo”. O resultado poderia até ser (mais uma) porcaria, mas acontece que, graças ao tempero brasileiro, ou melhor, nipo-brasileiro, essa fórmula está atraindo mais de 40 mil leitores para a página do cartunista paulistano Fábio Yabu, de 20 anos.
Fábio é o criador dos Combo Rangers, um verdadeiro fenômeno dos cyberquadrinhos (as HQs que só podem ser lidas a partir da Internet). Os personagens estrearam na rede em novembro de 1998 e pouca gente apostava que o projeto vingasse. Hoje, dois anos depois, as aventuras das crianças que vestem roupas e capacetes coloridos e têm super-poderes renderam mais de 40 histórias (divididas em duas temporadas), com 1200 páginas de quadrinhos, acessadas por um público médio de 40 mil pessoas – dentre os quais 17 mil inscritos numa newsletter eletrônica que informa quando uma nova história está no ar.
Além disso, Yabu foi finalista da categoria infantil do IBEST – o principal prêmio da Internet brasileira – por dois anos seguidos. Com todo esse sucesso, é claro que a coisa não vai parar por aí. Seguindo a trilha dos hits orientais como Pokémon e cia. Ilimitara, Yabu está lançando novos projetos da Yabu Media, empresa que criou exclusivamente para criar e desenvolver personagens para a web.
O primeiro deles é a loja virtual, onde os leitores dos Como Rangers poderão adquirir produtos licenciados (camisetas, mouse pads, jogos, pôsteres…) com os personagens. Além disso, um game dos personagens, feito exclusivamente para a Internet, que será lançado em agosto de 2000.
E, como todo bom cartunista, Yabu decidiu não parar em uma história só e já criou uma segunda geração de heróis: trata-se de Pixels, que conta a história de três crianças que ficam presas dentro de um videogame e se unem aos personagens do jogo para tentar voltar para casa. O paulistano está criando ainda novas séries, seguindo a mesma fórmula de sucesso, mas focando públicos diferentes.
Entre elas, estão As Novas Aventuras de Fabi, que conta como a vilã Fabi se regenerou e virou uma super-heroína (a série é voltada para meninas de 8 a 12 anos) e Mais do que Palavras, uma HQ que "falará" com o público adolescente sobre assuntos como amor, amizade e problemas familiares, por meio de um casal de personagens adolescentes que se conheceu pela Internet.

Os Combo Rangers

Os Combo Rangers são cinco crianças “normais” que receberam poderes para enfrentar as forças do mal, mas além de salvarem o mundo também precisam arrumar tempo para suas tarefas “normais”, como ir à escola, estudar e namorar. Um dos aspectos interessantes das histórias é que os heróis, contrariando a linha da maioria dos personagens de HQ, envelhecem em tempo real. Ou seja, no início da série, em 98, eles eram crianças de 9 anos. Na fase atual, têm cerca de 12. E esse crescimento se reflete não só no comportamento dos heróis, como também na mudança do traço do paulistano Yabu.
A equipe é formada por Fox, Kiko, Ken, Tati e Lisa, mas tem sempre o apoio de Luke e Maya – nas HQs mais recentes, um deles também ganhará poderes. Juntos, eles defendem os habitantes de Cidade City dos ataques de monstros e dos seus inimigos Doutor Delírio, Grande Mestre, Fabi e Pum.
Atualmente, as histórias dos Combo Rangers estão disponíveis em português e inglês e, em breve, poderão ser lidas também em espanhol. As HQs dos Combo podem ser vistas no site

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.