Precisa estudar literatura pro vestibular? Leia um gibi, ora bolas!
O Alienista, O Cortiço, Memórias de um Sargento de Milícias. Estes verdadeiros clássicos da literatura brasileira estão em qualquer lista de vestibular, mas isso nem sempre garante que serão lidos e, muito menos, que serão lidos com gosto. Afinal, se queixa com razão moçada do cursinho, quem é que fala daquele jeito nos dias de hoje? A linguagem é complicada, o vocabulário difícil… Pois os clássicos acabam de ganhar um reforço de peso junto aos jovens leitores: versões em quadrinhos.
Clique nas imagens para ampliar
|
A editora Escala Educacional está apostando na linguagem das HQs – que sobrepõe texto e imagens, facilitando a compreensão – para ampliar a leitura de (por enquanto) 12 clássicos da literatura.
Obras de Machado de Assis, Antonio de Alcântara Machado, Aluísio Azevedo, Lima Barreto e Manuel Antônio de Almeida ganharam mais cor e vida no traço dos bambas do traço Francisco Vilachã, Jô Fevereiro e, no lançamento mais recente, Bira Dantas.
A quadrinização do premiado cartunista radicado em Campinas, por sinal, é a mais longa. Isso porque, para transformar Memórias de um Sargento de Milícias em um exemplar da nona arte, Bira e o roteirista Índigo não fizeram nenhuma adaptação do texto.
"Foi muito divertido, porque mantivemos as palavras originais. Apenas escolhemos algumas cenas que ficariam de fora, sem perder o sentido. Por isso mesmo o resultado é um gibi de 64 páginas, enquanto os demais têm, em média, 48", conta Bira.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma editora aposta no potencial educativo dos quadrinhos. Nas décadas de 50 e 60, diversas obras da literatura – como A Moreninha, Senhora e O Guarani, entre outras – foram quadrinizadas pelas editoras La Selva e Ebal. Também é importante ressaltar que, ao se quadrinizar um livro, a intenção não é fazer com que a leitura do primeiro substitua o segundo.
Pelo contrário: a idéia é, em um primeiro momento, fazer com que a leitura se torne mais fácil e
atraente para que, uma vez entendida, desperte a curiosidade para o original. As obras da coleção de literatura quadrinizada da Escala Educacional podem ser obtidas em bancas, livrarias
ou diretamente pelo site da editora.
![]() |
![]() |
Comentar