Meia-noite: hora de escolhas para o HQMix

Mundo HQ

 

 

Há algo místico sobre a meia-noite. O horário em que um dia termina e outro começa é apontado como a hora do mistério, a hora do terror, a hora mágica… Mas no caso da meia-noite deste dia 1º de maio, meia-noite é a hora de decidir os melhores na área das histórias em quadrinhos de 2011. Ou melhor dizendo, é o prazo final para que os jurados do HQMix 2012 votem – via Internet – naqueles que acreditam ser os merecedores da atual edição do prêmio.

 

 

Mais uma vez, uma tarefa nada fácil. Até porque a lista de indicados nas 30 categorias passou por um processo mais complexo na elaboração. Uma comissão foi formada por cinco notáveis – Marcelo Alencar (jornalista, editor e pesquisador ), Heitor Pitombo (jornalista e pesquisador), Télio Navega (jornalista e pesquisador), Sam Hart (desenhista e produtor) e Zé Oliboni (crítico e escritor) – e cada um deles apresentou sete indicações para cada item.

 

 

Os votos foram cruzados para obter uma classificação por pontuação e o resultado foi postado em blog para uma avaliação geral sobre os indicados, permanecendo uma semana em aberto para qualquer pessoa fazer considerações. Após esse período e analisando as observações, a comissão – que será mudada a cada ano – reavaliou os indicados para confirma-los ou não.

 

 

Só depois disso tudo é que a votação foi aberta aos milhares de profissionais da área – desenhistas, roteiristas, pesquisadores, jornalistas especializados, etc – registrados pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil como jurados. E cada um deles pode votar em todas as categorias ou somente naquelas que se considera apto – com um detalhe, até à meia-noite de terça é possível mudar o voto, caso o jurado decida alterar suas opções por alguma razão (como ter acesso a um gibi que não tinha lido até então e descobrir que ele é melhor que o anterior, por exemplo).

 

Além do processo ter ficado mais democrático, a pré-seleção e a discussão aberta fez com que a lista de indicados desta 24ª edição do chamado OscarBrasileiro dos Quadrinhos tenha ficado ainda mais enriquecida. Aliás, vale a pena conferir um por um dos citados abaixo e colocar em uma nova lista: a de trabalhos e autores obrigatórios. Qualquer um que goste de gibis tem obrigação – uma prazerosa obrigação – de conhecer um por um dos indicados.

 

 

Ah, sim, Campinas está mais uma vez muito bem representada: Dalcio Machado e Junião concorrem nas categorias melhor chargista e melhor cartunista, enquanto Mário Cau está na categoria web com sua Terapia.

 

 

Em tempo:  depois de computados os votos, a festa com os premiados será no dia 30 de junho, como sempre apresentada por Serginho Groismann. A estátua deste ano – para quem não sabe, é sempre uma reprodução de um personagem de HQs – é uma homenagem ao palhaço Sacarrolha, de Primaggio Mantovi.

 

 

Confira a lista completa dos indicados:

 

 

(publicado em 1/5/2012)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.