Boa parte dos leitores já conhece a linha das histórias da voluptuosa personagem Marlene, criada por Alpino em 2018 após um relato de uma leitora se queixando da falta de interesse do esposo. Às voltas com o tosco marido Alaor, a moça se insinua para ele de todas as formas em cartuns publicados no Instagram. Alpino também utiliza o casal em HQs eróticas, nas quais na maioria das vezes eles interpretam outros personagens, mas nos cartuns a ideia é só provocar e insinuar mesmo. Ou era.
O prolífico cartunista acaba de lançar um PDF webtoon, em formato para ser lido em celular, com uma proposta curiosa: mostrar o que acontece além do que aparece no quadro ou dois que compõem o cartum original. Na prática, a cena única do insta vira uma história curta que mostra muito mais do que a versão pública. Não à toa o nome da obra é “Quadrinhos inapropriados para o Instagram.”

“A ideia do formato veio após acidentalmente encontrar um vídeo no YouTube falando da moda dos mangás adaptados para o formato webtoon para o celular. Pensei em testar uma história que ainda estava rabiscando para um novo ebook, A Nova Criada do Estranho Sr Elmer. Fui meio com receio de ficar longa demais para o formato webtoon e decidi me treinar primeiro com algo mais fácil. A ideia foi ‘esticar’ alguns quadrinhos da Marlene e atender um pedido comum que me fazem: você podia aumentar a história desse quadrinho?”, conta Alpino.
Assim surgiram três histórias curtas: “O dedo”, “O aniversário” e “O sonho recorrente.” Funciona mais ou menos assim: em um cartum publicado em setembro deste ano, o autor mostrava Marlene dormindo sorridente perto dos pés de Alaor e perguntava aos leitores o que teria acontecido para o casal dormir daquele jeito. Então, na história “O dedo”, ele mostra tudo o que aconteceu.

É importante destacar que, apesar das histórias dessa webtoon terem cenas de nudez, não há sexo explícito como ocorre nas HQs eróticas. Na prática é como se no insta Marlene fosse “censura livre”, nos quadrinhos eróticos ela seja para maiores de 18 e, na webtoon, para maiores de 16.
“Nos ebooks eróticos da Marlene sempre tem sexo, mas nesse eu optei por fazer algo menos explícito e só um pouquinho mais quente que o material do Instagram. Daí o título Quadrinhos Inapropriados para o Instagram. Inicialmente o título seria Quadrinhos Proibidos para o Instagram, mas mudei porque é um meio termo entre os quadrinhos do Instagram e o conteúdo explícito dos e-books”, conta.

Um fato curioso é que, muitas vezes, quando faz o cartum que vai ao ar na rede social Albino já visualiza – e às vezes até desenha – a “aventura” inteira, com as cenas mais calientes que agora serão mostradas neste novo produto. Que, por sinal, está sendo vendido a um precinho mais que camarada (R$ 10,00) para os fãs da sensual ruiva que só no Insta tem mais de 117 mil seguidores.
“Quando eu crio uma tirinha, eu rabisco a ideia completa, mas só finalizo o quadrinho (ou dois) que se destaca e que não vá me dar problemas com o algoritmo do Instagram. Já cheguei a deletar uns vinte quadrinhos nos últimos dois anos porque recebo, logo depois de postar, um aviso do Instagram. É um aviso gentil, me indicando que o conteúdo pode limitar a entrega do meu post ou gerar uma suspensão de quinze dias. Daí vem as opções que o Instagram me apresenta: a) Pedir uma nova análise do conteúdo ou b) Excluir. Sempre excluo.”

Agora, porém, quem quiser vai ter a chance de ver as histórias estendidas, que trazem uma novidade interessante: nelas os leitores verão que muitas vezes Marlene consegue, sim, vencer o desinteresse do tosco marido e chega às vias de fato com ele. Aliás, Alpino faz uma certa defesa de Alaor: para o autor o problema do gordinho careca muitas vezes não é mera falta de interesse na esposa, e sim uma tremenda falta de noção do que está se passando. Algo com o qual ele consegue se identificar, inclusive.
“Eu era muito lento para entender situações românticas no tempo do colégio. Duas situações aconteceram mais alarmantes pra mim, em períodos diferentes: duas garotas por quem eu me apaixonara me disseram depois que elas gostavam de mim, mas que eu nunca fazia um movimento. Sempre quando penso no Alaor, apesar de ser baseado naquele marido da ‘Marlene original’, lembro de muitas vezes ‘não entender’ os sinais”, conta. O único detalhe é que o cartunista capixaba era um adolescente quando passou por esse tipo de situação e, além de Alaor ser um adulto, quem acompanha os cartum sabe que os sinais de Marlene são beeeeeem claros.

Pra terminar, Alpino tem outra boa nova para os fãs: o novo formato veio para ficar e novas aventuras estendidas de Marlene chegarão logo. Entre elas já está prometida a história completa de um dos cartuns favoritos dos fãs, aquele no qual Marlene fez um cosplay de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, heroína da Marvel. “Já tenho material para o volume 2, abrindo com essa a história da Wanda/Feiticeira Escarlate. A ideia é lançar dentro de quinze dias”, promete. Os fãs, com certeza, não perdem por esperar.




Ah, Marlene! Que sensual ruiva que só no Insta tem mais de 117 mil seguidores e que, por fim, nos livros pode vencer o desinteresse do tosco marido! É um mistério, esse não entender do Alaor, né? Talvez ele seja como o autor, que deletou 20 quadrinhos só por causa de um aviso gentil do Instagram. Mas ótimo que as aventuras estendidas estão chegando, com a história da Wanda/Feiticeira Escarlate prometida! Os fãs não vão perder por esperar, que talvez até aprendam alguma coisa com o Alaor sobre sinais… ou não. A least, temos Quadrinhos Inapropriados para o Instagram, a caminho de serem mais explícitos que o próprio Instagram, só que com um precinho camarada (R$ 10,00)!speed stars online
Hello. And Bye.