Rumo ao 3º festival de HQ e Universo Fantástico
Segunda edição do festival, encerrada em 2 de novembro, foi um sucesso total;
Maurício de Sousa, Angeli e Ziraldo prometem que vem para o terceiro
Sucesso absoluto ! O II Festival de HQ e Universo Fantástico reuniu cerca de 1,6 mil pessoas no campus da Metrocamp em Campinas e foi o máximo. Palestras com quadrinistas famosos e autores de livro de RPG, cosplay, campeonato de RPG e cardgames, animês e filmes baseados em quadrinhos, documentários, comemoração dos 18 anos do Níquel Náusea e 40 anos da Mônica, exposições de arte e muitas outras atividades agitaram os três dias do evento.
Entre os reforços está Maurício de Sousa, que foi homenageado no Festival deste ano e prometeu, na abertura virtual que enviou em vídeo, que estará presente na próxima edição mesmo que tenha de adiar outros compromissos. Também prometeram que farão de tudo para vir ao próximo evento Angeli e Ziraldo, entre outros. "A cada ano queremos trazer mais gente e mais grandes nomes. A idéia é que o festival realmente passe a fazer parte do calendário cultural de Campinas e região", diz Ricardo Quintana, da Pandora.
Cosplay
Um dos grandes destaques deste ano, e que com certeza será repetido na próxima edição, foi o concurso de Cosplay. Em ambos os dias as caracterizações chamaram atenção de quem passou pelo festival, além de garantirem boas risadas na hora da interpretação. Entre outros, passaram pelo festival Goku, Cavaleiros do Zodíaco, Neo, Mr. Smith e Trinity, de Matrix, Gambit (X-Men), Homem-Aranha e até o Golum, de O Senhor dos Anéis.
"O pessoal do Cosplay foi uma grata surpresa. Ficamos até pensando porque não fizemos isso já no primeiro festival. Com certeza vamos fazer novos concursos na terceira edição", diz Dario DJ Carvalho, do MundoHQ.
Palestras
As palestras do II FHUF foram bastante concorridas. Os RPGistas adoraram Marcelo Del Debbio (tinha gente esperando para ver o cara desde às 17 horas da sexta, sendo que a palestra dele foi no sábado) e do pessoal de Holy Avenger. Já os quadrinistas tiveram diversas opções, mas a maioria elogiou mesmo Fernando Gonsales, a turma da velha guarda (Álvaro de Moya, Colonese e Zala) e o debate/mesa redonda de Jotapê Martins (Via Lettera), Fernando Lopes (editor Marvel da panini) e Ivan Reis, desenhista de um dos títulos do Super-Homem nos EUA.
O simpático Gonsales, que depois da pelestra ficou conversando com fãs e dando autógrafos, protagonizou uma cena insólita no festival: deu autógrafo para… Fernando Gonzalez. "Achei um fã com o mesmo nome que eu, só que ainda mais espanhol", disse, depois de conferir o RG do fã certificando-se que não estavam brincando com ele.
Cinema
As exibições de animês, documentários e filmes relacionados a HQ lotaram a sala de projeção da Metrocamp. Apesar de os animês terem chamado bastante a atenção, o filme mais concorrido foi mesmo X-Men 2. Por sinal, ao final do festival vários fãs ganharam bonés e cards do filme, bem como outros brindes de Hulk, Demolidor, Senhor dos Anéis e outros.
Além de terem sido dados por sorteio, os prêmios também ficaram com pessoas que responderam a perguntas sobre HQs, mangás e RPGs no auditório.
RPG e Cards
As disputas de RPG e Cards ocorreram no ginásio da Metrocamp e reuniram muita gente. D&D, Tormenta e Vampiro foram alguns dos jogos disputados. Também teve bastante gente duelando com cards de Magic, The Gathering, e de Yugi-Oh!
Exposições
Três exposições puderam ser vistas durante todo o festival. Uma com os trabalhos participantes do I Concurso Correio Escola/Quadrinistas, que recebeu mais de 300 tiras de humor e outros gêneros.
Além disso, uma bela exposição dos alunos da Pandora, que em sua maioria aproveitaram para homenagear no próprio traço – e em vários estilos – os 40 anos da Mônica. Completava o cenário uma mini-expo do próprio Maurício, com lâminas mostrando um pouco da biografia do autor.
Sagu
O prêmio Sagu encerrou o festival, com Zé do caixão levando a galera ao delírio quando anunciou os piores do ano. Clique aqui para conferir quem ganhou.
Parcerias
DJ conta que, para o ano que vem, o Festival deve repetir parcerias de sucesso desta edição e efetivar mais algumas. "Agradecemos a todo o apoio que tivemos este ano e que, espero, continuem conocsco em 2004. Também estamos tentando fechar com grandes patrocinadores da área no ano que vem, para inclusive trazermos gente de fora, quem sabe? Além disso, vamos ver se nos unimos com secretarias de educação para possibilitar que colégios estaduais e municipais visitem o Festival – até porque tudo aqui é de graça, inclusive as oficinas de desenho. Por fim, vamos atrás de agências de turismo que queiram incluir o festival no seu roteiro de atrações turísticas", diz.
Mais fotos
Comentar