Hulk Vermelho

Mundo HQ

Metamorfose Ambulante

Se você achava que a maior mudança na vida do Hulk foi com a série “Hulk contra o mundo”, prepare-se: vem aí uma nova etapa na vida do Gigante Esmeralda. Ou talvez seja melhor rebatizá-lo como “Gigante Rubi”, afinal, o Hulk vai ficar vermelho. Sim, você não leu errado, o “ verdão” mais querido de todos os tempos vai assumir uma coloração totalmente diferente.

A capa do primeiro Hulk (maio/1962): colorista não acertava o tom do cinza

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Hulk muda de cor: originalmente, ele surgiu cinza, em maio de 1962. A dupla Stan Lee e Jack Kirby, responsável pela criação do personagem, queria uma cor neutra, que se afastasse das cores de pele existentes no mundo real. Mas o resultado foi tosco: em virtude da falta de tecnologia da época, o colorista Stan Goldberg fez um Incrível Hulk que aparecia nos mais variados tons de cinza, mudando de quadro a quadro, e até ficava esverdeado em alguns momentos. Conta a lenda, então, que Stan Lee gostou mais do verde e, a partir do segundo número, lançado em junho de 1962, Hulk ficou verde.

Mas voltaria a ter a cor cinza ainda mais uma vez. Em 1987, o argumentista Peter David assumiu as histórias do Hulk. Entre as mudanças que fez no personagem, introduziu um desvio de personalidade dissociativa em Bruce Banner, causado por abusos cometidos contra ele pelo próprio pai, na mais tenra infância, e que teriam influenciado no surgimento do monstro após a contaminação pelos famosos raios gama.

David também fez o Hulk ficar inteligentíssimo, se tornar uma mistura de protetor de las Vegas com mafioso e, para marcar de vez a fase, voltar a ter a pele cinza. As histórias desse Hulk Cinza – que em inglês assumiu a alcunha de "Joe Fixit", (beeeem) livremente traduzida por aqui como "Sr. Tirateima" – marcaram época no Brasil no início dos anos de 1990.

Mas a marca registrada do monstrengo sempre foi a cor verde e ela voltou ao monstrão ainda nos anos 1990 (nos quais, vale lembrar, foi lançada a excelente Minissérie Dias de Um Futuro Imperfeito). Desde então, Hulk se manteve verde, para a felicidade dos fãs. Por que mudar agora então?

Fora da história, quer os roteiristas admitam ou não, a razão é vender mais gibis. Afinal, todo mundo quer dar uma olhada quando um personagem muda. Quando alteraram o uniforme do Superman, por exemplo, e posteriormente ele se transformou e um ser elétrico (e depois em dois Supermen, um azul e um vermelho), as vendas dispararam e gente que não lia – ou havia deixado de ler as HQs – voltaram a se interessar pelo herói. Entre estes, quem comprava os gibis só para guardar, quem queria saber o que estava acontecendo e aqueles que compravam só para ter certeza que o personagem havia mudado mesmo.

O que nos leva à outra razão para a troca de cor: esse Hulk não é Bruce Banner. Isso mesmo. Depois dos eventos ocorridos na Guerra contra o mundo, o cientista está preso na base da S.H.I.E.L.D. (o serviço secreto das HQs da Marvel). Também não é Rick Jones, o amigo do Hulk, pois ele levou um tiro na tal guerra e agora se transforma em um terrível vilão azul, batizado de A-Bomb (era o que faltava!).

Quem seria então o monstro? Essa é a pergunta que todos os leitores lá nos EUA estão fazendo desde que “Red Hulk” começou, em janeiro deste ano. A história começa na Rússia, quando o doutor Samson e a Mulher-Hulk vão investigar o assassinato de um inimigo clássico do Hulk, o Abominável, e logo descobrem o vermelhão.

Se bem que Samsom, que foi psicólogo do Hulk, nunca foi visto com a versão vermelha do monstro? Então será que é ele? A maioria dos leitores aposta que sim, afinal esse novo Hulk tem um corte de cabelo parecido com o do doutor (que cortou o cabelo curto), conhece todos os amigos e inimiigos do verdão original, e é super-inteligente, a ponto de ter criado um super-vírus de computador para sabotar os que estão atrás dele.

Doc Sansom, com cabelo comprido e o novo corte: será que ele é? Ou melhor: será que é ele?

Outro detalhe é que quando o Hulk vermelho fica muito nervoso ele esquenta, a ponto de transformar areia em vidro quando isso acontece no meio do deserto. E Bruce Banner comenta que isso acontece porque o vermelhão é uma bateria super-carregada, como se tivesse sido exposto duas vezes aos raios gama e uma jaqueta de Samsom aparece rasgada no melhor estilo Hulk. Hmmmmm…

Mas com pistas tão óbvias, a gente acaba até duvidando: não estariam os roteiristas tentando enganar o leitor para surpreender revelando que o Hulk vermelho é, por exemplo, o general Ross (eterno inimigo do Hulk original e sogrão dele)? A resposta certa deve surgir em breve. Os leitores só estão torcendo para que ela seja inteligente e bem pensada, em vez de tão forçada a ponto de deixar também os fãs vermelhos de raiva.

À esquerda, Hulk Vermelho enfrenta Rick Jones, agora transformado no vilão A-Bomb; à direita, a versão Hulk Vermelho já disponível nos melhores videogames

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.