Heróis se reúnem em Campinas

Mundo HQ

 

Exposição da Pandora que começa no sábado (12/12) mostra 80 ilustrações sobre os mais diversos tipos de campeões do heroísmo, real ou da ficção, no Clube Cultura Artística
 
Heróis de todos os tipos e das mais diversas partes do planeta se reúnem a partir das 9 horas deste sábado (12) na Sede Social do Clube Cultura  Artística, em frente à praça Carlos Gomes. Não se trata de uma reunião de emergência da Liga da Justiça, X-Men ou outro grupo de super-poderosos, mas sim de uma exposição da Pandora escola de Arte aberta à população que mostrará – até o dia 18 de dezembro – os mais diversos tipos de heróis da ficção e da realidade retratados em mais de 80 obras diferentes.
 
“São caricaturas, retratos, ilustrações, charges e pinturas, nas mais diversas técnicas –  aquarelas, lápis de cor, pintura digital, grafite e outras. Em comum, todos os artistas retratam pessoas, reais ou da ficção, que consideram dignas de serem chamadas como heróis”, pontua Ricardo Quintana, professor da Pandora e curador da mostra.
 
Desenhos com o tema herói remetem automaticamente às centenas de personagens criadas na ficção das histórias em quadrinhos, desde o primeiro herói uniformizado (o Pimpinela escarlate, de 1903) até o maior de todos os ícones e primeiro a ostentar a palavra “super” antes do nome, destacando seus poderes sobrehumanos, o Super-Homem (1938). No entanto, a ideia da exposição é ir além do ficcional.
 
“Obviamente o conceito de herói é anterior à criação desses superseres que povoam as Histórias em Quadrinhos. Por definição, heróis são indivíduos excepcionais que realizam grandes feitos, físicos, intelectuais ou espirituais. São ainda pessoas comuns que, no dia-a-dia, lutam contra os obstáculos da vida, pelo bem estar familiar, ou ainda, para o bem-social. Então temos tudo isso na mostra: desde o herói mitológico que só existe em nossas imaginações ao herói do cotidiano que luta com todas as suas forças para sobreviver e tornar o dia a dia dele e dos demais um pouco melhor”, pontua Quintana.
 
Serviço
 
Exposição Heróis, da Pandora Escola de Arte
Entrada franca
Visitação: sábado (11), das 9 às 13 horas. De 14 a 18 de dezembro, das 8 ás 18 horas.
Local: Sede social do Clube cultura Artistica, em frente a praça Carlos Gomes
 
Exposições Pandora:

Ao longo do ano, a Pandora Escola de Artes promove diversas exposições por toda Campinas. Duas delas, sempre ao final de cada semestre, são especiais por contarem com trabalhos de alunos e professores e se tratarem de tema específico. Em 2009, a primeira – que sempre  apresenta temas  mais complexos e com pesquisa mais elaborada dos artistas – ocorreu em meados de julho,versando sobre as “Grandes Descobertas”  e comemorando os 400 anos da primeira observação astronômica por Galileu Galilei.

A segunda exposição especial, realizada nos finais de ano, traz assuntos descontraídos e divertidos, nas quais os alunos desenham o que mais lhes agrada. É o caso da Exposição Heróis, que será iniciada neste sábado.
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.