Fernando Gonsales nasceu em SP em 1961. Claro, o signo no horóscopo chinês do quadrinista que criou Níquel Náusea não poderia ser outro: Rato. Magro e extremamente alto, Gonsales passa a impressão de ser uma pessoa extremamente tímida. No entanto, é um tremendo boa-praça.
Capaz de ficar até altas horas da noite jogando papo-fora com os amigos em um barzinho (mesmo que isso signifique voltar para a casa em São paulo de ônibus durante a madrugada), Fernando é um sujeito extremamente atencioso com todo mundo, em especial com os fãs. Não há, por exemplo, quem não ganhe um desenho exclusivo e caprichado de Níquel ou Flitti ao pedir um autógrafo, mesmo que o responsável pelo local onde ele está desenhando esteja querendo fechar as portas e ir para casa rapidamente…
Formado em veterinária e biologia, o que lhe garantiu conhecimento para suas tiras de Níquel, Fernando praticamente não exerceu essas profissões, dedicando-se apenas ao desenho de animais. Sua tira Níquel Náusea vem sendo publicada no jornal Folha de São Paulo desde 85 – depois passou a ser distribuida em vários jornais do Brasil, além de um em Portugal.
Já ganhou o prêmio HQMIX nove vezes (até 2000) e o prêmio Ângelo Agostini por duas vezes. Com ajuda de colaboradores, principalmente Spacca e Newton Foot, conseguiu manter a revista Níquel Náusea nas bancas durante dez anos.
Também escreveu roteiros para a TV Colosso, da rede Globo. Atualmente faz ilustrações para várias revistas e um pouco de publicidade também, além de manter o site do Níquel Náusea.
Gonsales, o boa praça

Comentar