Imagine Donald vivendo Goethe, Mickey adentrando o Inferno de Dante e toda a família pato interpretando Shakespeare ou Dostoievski. Pode parar de imaginar e conferir, afinal, a série Disney Clássicos da Literatura está nas bancas todas as quintas-feiras desde maio de 2010, trazendo os principais personagens Disney vivendo aventuras adaptadas a partir de grandes clássicos da literatura mundial.
A série – composta por 20 exemplares a R$ 9,95 cada – tem ainda um importante extra em suas edições brasileiras. Antes das HQs em si , a revista traz algumas páginas com informações sobre a obra verdadeira e o autor. Adaptações de obras da literatura brasileira e mundial não são nenhuma novidade: a editora Escala tem a maravilhosa coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos (com quadrinizações de obras como O Alienista, a Moreninha etc) , a Conrad lançou A Relíquia no traço de Marcatti e Dom Quixote tem belas versões de Bira e Caco Galhardi, apenas para citar alguns.
Mas uma coleção com a amplitude desta da Disney, estrelada por personagens conhecidíssimos e populares entre crianças e adultos, é algo a ser comemorado.
“Em 1944, em uma atitude sem embasamento algum, o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), ligado ao MEC, apresentou um suposto estudo dizendo que quadrinhos causavam lerdeza mental porque as crianças preferiam ler HQs a livros. Graças a Deus (e aos pesquisadores de fato), o MEC hoje sabe que os quadrinhos são um importante aliado para a Educação e, em especial em se tratando de literatura, são uma porta de entrada para os livros”, diz Djota Carvalho, mestre em Educação pela Unicamp e autor de A Educação está no Gibi (Papirus Editora).
Segundo ele, coleções como esta da Disney podem ser utilizadas justamente para despertar o interesse nos grandes clássicos. “Os professores podem propor a leitura destes gibis e, a partir deles, propor comparações com os livros de fato. Em geral, porém, nem é necessário o pedido: se o aluno gosta do gibi, ele irá querer ler o livro para ver se é aquilo mesmo, ainda mais quando o professor comenta que no livro a história é melhor, é mais completa”, diz.
Dos 20 volumes da coleção, apenas o último destoa da proposta, mas nem por isso deixará de fazer sucesso, em especial no Brasil. Afinal, o vigésimo volume é intitulado Lendas do Futebol e não traz nenhuma obra literária como tema e sim o esporte mais popular do país. Confira abaixo os títulos da coleção e o vídeo promocional:
1) Os Três Mosqueteiros (+O Máscara de Ferro e O Capitão Fracasso)
2) A Ilha do Tesouro (+ Marujos Intrépidos e O fantasma de Canterville)
3) O Grande Teatro de Shakespeare (Hamlet, Otelo e A Megerea Domada)
4) Os Cavaleiros da Távola Redonda
5) A Ilíada e a Odisséia
6) As Viagens de Marco Polo
7) Guilherme Tell (+ Os Noivos)
8) O Mágico de OZ (+ As aventuras de Tom Sawyer)
9) Guerra e Paz (+ Crime e Castigo)
10) Cruzadas (+ Orlando Furioso e Jerusalém Libertada)
11) Dom Quixote (+ Os Mistérios da Selva Negra)
12) 20.000 Léguas Submarinas
13) A Divina Comédia
14) A Guerra dos Mundos (+ A Máquina do Tempo)
15) Viagem ao Centro da Terra(+ A Volta ao Mundo em Oitenta Dias e O Diário de Júlio Verne)
16) O Anel dos Nibelungos (+ Os Sofrimentos do Jovem Werther)
17) O Conde de Monte Cristo (+ Carmen e Miguel Strogof: O Correio do Czar)
18) Os Miseráveis (+ As aventuras prodigiosas de Tartarin de Tarascon)
19) As Viagens de Gulliver (+ A Flecha Negra e Robinson Suiço)
20) Lendas do Futebol
(publicado em 7 de setembro de 2010)
Comentar