Baixinha, dentuça, gorducha e cinquentona: começou o ano da Mônica!

Mundo HQ

 

Maurício de Sousa anuncia para o ano mais de 200 livros, games on line, parques, brinquedos novos e vintage, e muito mais

 

 

 

Em um longínquo 1963 ela surgiu andando pela guia nas tiras da Turma do Cebolinha e nocauteou o poble coitado para fora da calçada. Começava ali o domínio da dentuça, gorducha e baixinha mais querida de todos os tempos que, quem diria, chegou aos cinquenta. E, para comemorar, conforme já era anunciado desde o ano passado, a Maurício de Sousa Produções fará um ano inteiro de festa, com inúmeros lançamentos nos quadrinhos, brinquedos, teatro e muito mais.

 

 

 

 

Já neste dia 26 e 27 de janeiro a peça Monica Mundi, uma volta ao mundo com a Turma da Mônica no teatro Bradesco, em São Paulo. Produzida por Mauro Sousa, a peça tem doze músicas que contam histórias do Brasil, Portugal, Itália, Japão, França, Estados Unidos, África, Arábia e Grécia.  Via twiter, o próprio Maurício antecipa outras novidades que, ressalta, vão ocorrer durante todo o ano de 2013.

 

 

“São quase 100 livros novos e dezenas de brinquedos inéditos ou vintages. Sabe aqueles brinquedos da sua infância que se perderam no tempo? Prepare-se para tê-los em mão, de novo, cheirando a novos”, conta. Também serão lançados novos games na Internet, em especial para Facebook, na esteira do sucesso do jogo do Chico Bento (que já bateu a casa dos 750 mil usuários).

 

 

“Preparamos outros, mas não posso dizer quais. Um deles fatalmente será baseado na adaptação Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta”, revela o pai da Mônica. Ele acrescenta ainda que o Parque do Cebolinha, com atrações “radicais” voltadas para o público a partir dos oito anos,  deve sair em 2013 (há duas localizações possíveis, não reveladas). E o Parque da Mônica – personagem que que, nunca pe demais lembrar, é inspirada em uma das filhas do autor – está previsto para voltar em um novo shopping, no bairro paulistano de Santo Amaro.

 

 

 

 

Ainda no Ano da Mônica – cuja contagem regressiva para o início foi feita pela MSP por meio dos engraçados Mônica Facts (http://monicafacts.tumblr.com/) – haverá e uma grande exposição com a trajetória da personagem no Mube (Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo) e a MSP lançará as HQs de Neymar Jr. (previstas para março) e a versão jovem de Chico Bento, batizada como “Chico Moço”, entre abril e maio.

 

 

 

 

E há muito, muito mais planejado e, por enquanto, mantido em segredo a sete chaves pela equipe de Mauricio. Há boatos, inclusive, de novos desenhos animados, possivelmente um longa. Fora, claro, as homenagens “não oficiais”, como a que já está sendo feita pelo Sesc Araraquara: nos meses de janeiro e fevereiro, a instituição está promovendo uma mostra de filmes curtos estrelados por Mônica e companhia.

 

 

Com certeza, Mônica merece tantas homenagens, afinal não é fácil ser uma personagem de quadrinhos cinquentona, ainda mais no Brasil. E o segredo para a longevidade, qual é? Segundo o próprio Maurício afirmou em setembro do ano passado, durante a feira Pan Amazônica do Livroo, o segredo da trajetória da Turma para atingir gerações está na atualização da mensagem suave com linguagem infantil.

 

 

 

 

“Eu nasci numa família de artistas. Tive uma infância maravilhosa, de brincar na rua com os meus amigos do bairro e andar de bicicleta. Tão maravilhosa, que até hoje ainda não saí dela. Meus filhos são meus personagens. Eles me ensinam a falar na linguagem do momento. A fórmula ou técnica é a mesma. O que muda é a ferramenta de comunicação que usamos”, ensina.

 

 

Os filhos, por sinal, já têm – e continuarão a ter – parte importante na continuidade da personagem.  “A Turma da Mônica ultrapassou as páginas dos gibis e hoje já circula em animações para TV e aplicativos para celulares. Minhas filhas escrevem e desenham muito bem, cada uma no seu estilo. Quando me aposentar, ficarei tranquilo, pois sei que a história da turma está em boas mãos: minha família.” 

 

(publicada originalmente em 07/01/2013)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.