A terceira vez é a que vale: Pelezinho volta em agosto de 2012

Mundo HQ

 

 

Nas outras duas convocações, em 2001 e em 2010, ele não veio e ninguém sabe bem o porquê. Mas agora o maior jogador de futebol dos quadrinhos entrará mais uma vez em campo: Pelezinho volta às bancas no mês de agosto. O retorno do personagem foi anunciado em pessoa por Pelé e por Maurício de Sousa, da mesma forma que nos anos de 1970.
 
 
 
 
 
 
 
Mas, ao contrário dos planos anteriores do cartunista, a volta não será com histórias inéditas e sim com republicações – os planos que Maurício anunciou em ambas as ocasiões em que o projeto falhou antes chegaram a incluir um Pelezinho mais velho, de 16 anos, vão continuar na gaveta. Ao menos por enquanto.
 
 
 
 
 
 
 
O lançamento oficial acontecerá na Bienal do Livro de São Paulo, que começa neste dia 9, e ao todo,serão três publicações de quadrinhos com diferentes periodicidades: Pelezinho Coleção Histórica; As Melhores Aventuras do Pelezinho; e As Tiras Clássicas do Pelezinho. Além delas, também estão programadas três outras revistas, com passatempos.
 
 
 
 
Vale lembrar que o gibi do Pelezinho foi cancelado em 1986, sem explicações. Houve especulações sobre vendas baixas e até sobre conhecidos de Pelé retratados nas HQs querendo receber royalties, mas nada foi dito na época nem agora.
 
 
 
Pelé até tocou no assunto, mas no tradicional jeito Pelé de ser: “Você foi cruel, me abandonou por vinte anos, fiquei triste. Tem que deixar o Pelezinho sempre à mostra, entende?”
 
 
 
Depois, relembrou com bom humor o fato dos demais personagens terem sido inspirados em pessoas reais . “Quase prejudiquei a carreira para voltar a Bauru, onde morava, por causa de uma ‘japonesinha’ de quem eu gostava. Aí, veio o danado do Mauricio e colocou ela no gibi, com o mesmo nome, Neusa”, conta o Rei do Futebol.
 
 
 
 
 
Ao menos enquanto não vêm HQs inéditas de Pelezinho, outro personagem futebolístico de Murício continua titular absoluto nas bancas, ainda que alterne fases em campo: Ronaldinho Gaúcho. Mas a vaga do atual jogador do Atlético Mineiro está ameaçada não só por Pelezinho: Maurício também sonha em lançar nos gibis ninguém menos que “Neymarzinho”.
 
 
 
Porém este projeto também não tem data certa. Por enquanto, Neymar poderá ter versão em quadrinhos apenas em uma HQ especial do próprio Pelezinho, além de poder ser conferido no álbum de figurinhas do Brasileirão 2012, para o qual o pai da Mônica desenhou um jogador de cada time da série A.
 
 
 
 
Confira, então,os seis títulos que serão lançados a partir da Bienal do Livro:
 
 
 
 
 
Pelezinho Coleção Histórica (formato 13,4 x 19 cm,160 páginas, quadrimestral) – Uma coleção que reapresentará, em ordem cronológica, todas as histórias publicadas na revista Pelezinho entre agosto de 1977 e maio de 1982. Além das aventuras que marcaram época com todas as ilustrações das capas originais, os colecionadores poderão descobrir ou relembrar muitas curiosidades, apresentadas nas páginas com matérias especiais que contextualizam as histórias. Cada edição do almanaque tem 160 páginas e dará aos leitores a oportunidade de ter todas as aventuras já publicadas na revista do Rei dos Campinhos.
 
 
 
As Tiras Clássicas do Pelezinho (formato 20,5 x 20,5 cm, 128 páginas, periodicidade não informada) – Uma coleção de livros que reapresentam em ordem cronológica as tiras mais divertidas do Pelezinho, feitas especialmente para jornais, em histórias curtas e bem-humoradas. São 360 tiras clássicas por edição, em preto em branco.
 
 
 
As Melhores Aventuras do Pelezinho (formato 13,4 x 19 cm, 64 páginas, bimestral) – Em formato gibi, apresentará as aventuras do Pelezinho e toda a sua turma, na forma de um almanaque de histórias selecionadas dentre as mais divertidas já publicadas no Brasil, para aproximar as novas gerações desse clássico dos quadrinhos.
 
 
 
Pelezinho para Colorir (formato 20,2 x 26,6 cm, 16 páginas, bimestral) – Com desenhos e cenas divertidas do Pelezinho e seus amigos para colorir e se divertir.
 
 


Pelezinho Passatempos Divertidos (formato 20,2 x 26,6 cm, 32 páginas, bimestral) – Com jogos, caça-palavras, ligue-pontos, sete erros e diversas atividades divertidas com o personagem e seu universo repleto de aventuras e futebol.
 
 
 
Pelezinho Magazine (formato 21 x 28 cm, 32 páginas, bimestral) – Uma revista em formato magazine, na qual os leitores poderão encontrar uma história especial, passatempos, brinquedos de papel para recortar e montar, e ainda curiosidades e informações do mundo do futebol.
 
 
(publicado em 7/8/2012)
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.