A ginga do Traço de Junião

Mundo HQ

 

Ginga, substantivo feminino: modo característico de movimentar o corpo que pode denotar destreza, sensualidade, malícia etc; ação ligada à prática de capoeira, futebol, esportes em geral, dança, música… e à arte do cartunista Junião

 

Um desenho nas mãos e um sorriso aberto no rosto. Foi assim que conheci Junião nos corredores da hoje Rede Anhanguera de Comunicação – ele publicava no Diário do Povo, eu escrevia e rabiscava no Correio Popular – e é assim que sempre o vejo quando nos cruzamos nos corredores da vida. É fato que isso acontece cada vez menos desde que ele saiu de Campinas e se estabeleceu em São Paulo, mas basta visitar o site deste artista talentoso (www.juniao.com.br) para conferir que os desenhos continuam a sair de suas mãos em uma velocidade – e qualidade – incrível, e quando o celular rompe a distância da estrada, Junião nunca trava uma conversa sem contagiantes risadas.

 

Conhecer estas duas características de Antonio Carlos de Paula Junior – sim, é este o nome completo da fera – são fundamentais para entender o trabalho dele, no qual o bom humor é uma constante e o traço é inesquecível. Não que Junião deixe de ter a acidez necessária a uma boa charge ou coloque de lado a crítica contundente em seu trabalho, pelo contrário. Mas, diferentemente de muitos de seus contemporâneos, o traço do cartunista sempre faz rir ou ao menos sorrir, mesmo quando o tema é de se chorar…

 

E as charges, claro, não são a única arte do colecionador de prêmios Junião – o primeiro deles foi em um Salão em Amparo no distante ano de 1995; entre os mais recentes está um primeiro lugar no Salão Internacional de Porto Alegre e um Wladimir Herzog em 2011. Ele também faz caricaturas, cartazes, ilustrações (até pra livros infantis) e tem uma razoavelmente larga coleção de charges e ilustrações que estão entre as minhas favoritas, em homenagens ao nosso time do coração, a Macaca.

 

Junião também tem uma das tiras mais geniais que já tive o prazer de ler, “Dona Isaura”, que não faz parte desta exposição, mas que, com certeza, um dia o curador e artista plástico Fabiano Carriero também trará para a nossa gibiteca. Tem mais sobre Junião? Claro que tem. Em seus declarados 42 anos (dos quais metade de carreira), ele nunca parou de produzir.

 

Que o digam jornais e revistas que se beneficiaram de seu traço ao longo dos anos, como Veja, Superinteressante, Exame, Recreio, Globo Rural, Época, Bundas e tantas outras desde aquele primeiro trabalho publicado no Diário de Bauru, cidade onde, por sinal, se graduou em Artes Visuais na Unesp. E Junião também é músico, percussionista dos bons, mas esta é outra história… ou não?  Afinal, além do bom humor e da arte, é impossível não ver nesta exposição A Ginga do Traço de Junião.

 

 

Dario DJota Carvalho

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.