Ketcham, divertido como pimenta…

As tardes do velho senhor Wilson ficaram bem mais calmas – e tristes – em 2001. Naquele ano,  mais precisamente em uma sexta-feira 1º de junho, morreu  o cartunista Hank Ketcham, criador de Dennis, o Pimentinha. Ketcham estava com 81 anos e as causas de sua morte não foram divulgadas.

Henry “Hank” Ketcham , nascido em 1920, alcançou a fama aos 30 anos de idade, quando lançou as tiras em vários jornais americanos a tira do garotinho Dennis (no original: Dennis, The Manace, ou “Dennis, a ameaça”).

As historietas do garotinho loiro que com suas travessuras azucrinava a vida da vizinhança – e em especial de seu “grande amigo” senhor Wilson – conquistaram rapidamente os Estados Unidos e logo estavam entre as mais vendidas da distribuidora King Features.

O sucesso catapultou o personagem para a televisão nas terras do Tio Sam – onde a série Dennis, The Manace” virou seriado exibido de 1959 a 1963, sempre com altos índices de audiência – e para jornais de todo o mundo. Apenas para se ter uma ideia, até o início do ano em que o autor morreu, as tiras do Pimentinha eram veiculadas em mais de mil jornais de 148 países e traduzidas para 19 diferentes línguas.

Ketcham também era conhecido por suas incursões nas artes plásticas. O cartunista decidiu tornar-se pintor após passar uma longa temporada na Suiça (de 1960 a 1977), durante a qual se familiarizou com os trabalhos dos maiores pintores conhecidos, por meio de insistentes visitas aos principais museus da Europa. Os quadros de Ketcham retratavam em especial sua maior paixão, o jazz, mas nem de longe se tornaram tão conhecidos quanto seu “filho” Pimentinha.


Além das tiras diárias nos jornais, o garoto foi publicado em coletâneas que venderam mais de 50 milhões de exemplares e, em 1988, virou desenho animado. Depois, em 1993, foi para a telona, lotando cinemas em todo o globo e garantindo risadas para crianças e adultos – que também se espantaram com a capacidade do falecido ator Walter Matthau em ficar “igualzinho” ao senhor Wilson.

Em 1994, Ketcham parou de desenhar as tiras de Dennis, que ficaram a cargo de seus assistentes Ron Ferdinand e Marcus Hamilton. O cartunista passou a se dedicar mais aos quadros e chegou até mesmo a fazer alguns em homenagem a outros autores famosos de tiras , mas nunca deixou de supervisionar o trabalho de seus sucessores.

Ketcham acreditava que com Dennis tinha atingido o máximo que um cartunista poderia conseguir com um único personagem e, mais ainda, dizia-se realizado com o garoto. Com o falecimento do autor, a tira de Dennis continuou a cargo de Ferdinand e Hamilton. A alma do Pimentinha, no entanto, já não está mais nas tirinhas…

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.