O jornalista e cartunista DJota Carvalho, criador do site MundoHq e das tirinhas Só Dando Gizada, criou uma homenagem especial para o mestre Maurício de Sousa, que completa 87 anos neste dia 27 de outubro de 2022: o Alfabeto Mauricio. São 28 letras – as 26 do alfabeto normal (incluindo K, W e Y) e duas extras (Ã e Ç) – que representam graficamente personagens criados pelo pai da Turma da Mônica que têm nomes se iniciando com cada uma delas.
“Na verdade, tive há ideia há mais de uma década. Na época os “Alfabetos DC, Marvel, Mutantes” e outros estavam invadindo o Facebook – ainda nem existia o Instagram. Cheguei a trocar uma ideia sobre algumas letras do projeto com Flávio Teixeira de Jesus, um dos roteiristas mais antigos e criativos da MSP, e a rascunhar as principais letras, mas na correria do dia a dia acabei deixando de lado a ideia por anos, até retomá-la agora. Espero que Maurício e os leitores da Turma da Mônica gostem da homenagem”, diz DJota Carvalho.

Ele conta que se divertiu elaborando cada letra, mas algumas foram mais desafiadoras. “No caso da letra C, por exemplo, como eu iria escolher entre Cascão e Cebolinha, dois ícones da turminha? No fim, a solução veio de outra forma: incluí o ce-cedilha e nenhum ficou de fora. Tive o mesmo dilema na letra M, com Mônica e Magali, e neste caso a solução foi uma amálgama”, relembra.

A maioria absoluta dos personagens iniciando com as letras, conta DJota, ele já sabia de cabeça. Mas houve alguns desafios. “Maurício muitas vezes tem diversos personagens que começam com determinada letra, porém em outras tem poucos conhecidos e às vezes só um. Para a letra G, por exemplo, havia o Garotão, o Genesinho, mas achei que a galinha do Chico Bento, Giserda, era a mais emblemática. Para a letra Y apelei para a Turma da Mônica Jovem, com a vilã Yuka”, relata.

Ele confessa que não tinha nenhuma referência para apenas uma letra: W. “Em um primeiro momento já estava achando que ficaria sem nenhum personagem. Fui salvo pela Turma da Mônica Wiki, que tem um excelente trabalho de pesquisa. Está lá o verbete do WWW, ou Wagner Will Wong, um garotinho chinês que foi utilizado até agora em apenas duas edições: o Saiba Mais Turma da Mônica 47, de 2011, e o Turma da Mônica Conhecendo os Personagens, de 2017”, diz.

Para quem não conseguiu identificar todas as letras, vale ficar de olho no Instagram do MundoHQ, que está publicando diariamente uma ou mais delas, acompanhadas de falas do autor contando um pouco sobre o personagem escolhido e os porquês das escolhas. Ah, e antes que nos esqueçamos: Feliz Aniversário, Mauricio!





Comentar