Um Super retorno

Um Super retorno !

Há pelo menos cinco bons motivos para assistir à Superman Returns, último filme do Homem-de-Aço lançado até o momento :

1 – Quase 20 anos depois do desastroso Superman IV, é um filme DECENTE sobre o Super-Homem, primeiro e maior super-herói criado nas HQs. Isso porque o roteiro é ótimo e ignora totalmente os lamentáveis Superman III e IV, com o saudoso Cristopher Reeve.

2 – Bryan Singer, o mesmo que fez de X-Men um filme palatável e, mais que isso, uma franquia de sucesso nos cinemas, é o diretor. E mais uma vez faz um excelente trabalho.

3 – Brandon Routh, antes conhecido apenas por pontas em seriados com Will and Grace e Gilmore Girls, é um Super-Homem (e um Clark Kent) bastante convincente, e um bom ator – além de lembrar fisicamente Reeve. Kate Bossworth também não deixa a desejar como Lois Lane.

4 – Lex Luthor é interpretado por Kevin Spacey… precisa dizer mais?

Sim, precisa: a história é excelente. Depois dos eventos mostrados em Superman II (como o filme foi lançado em 1980, vale lembrar: é aquele no qual o Homem-de-Aço luta contra três kryptonianos que estavam presos na Zona Fantasma e são liberados na Terra), o Super-Homem decise se aventurar no espaço em busca de outros possíveis sobreviventes do planeta Krypton. Ninguém, no entanto, tem idéia de onde o herói se enfiou.

Quase seis anos depoiso Homem-de-Aço volta da busca para uma Metrópolis que aprendeu a viver sem ele. Pior ainda, uma Lois Lane que aprendeu a viver sem ele. Até porque, a eterna paixão do herói tem um filho pra cuidar (o pimpolho tem cinco anos…hmmmm, suspeito, não?)

Ou seja, o que é colocado em foco no filme: até que ponto precisamos de heróis? E mais: pode um super-herói viver em um mundo em que não precisam dele? Com qual motivação ele vai praticar o bem agora?

Como se tudo isso não bastasse, Lex Luthor sai da prisão e descobre a Fortaleza da Solidão (Bryan Singer usa cenas inéditas gravadas pelo falecido Marlon Brando como Jor El nesta seqüência). Lex, claro, planeja destruir o herói de uma vez por todas e agora pode ter os meios para isso.

Como todo bom filme, Superman Returns tem a dose certa de bons diálogos, humor, ação e romance, além de bons efeitos especiais e uma alta dose de saudosismo.

Aliás, quem acompanha a carreira do herói vai notar várias cenas remetendo a momentos iconográficos da história do Super, inseridas de modo a despertar a atenção de quem conhece, mas sem atrapalhar a ação para quem nunca viu.

Enfim, é um bom filme não só para os fãs, mas que deve agradar a todos. Afinal, como já disseram alguns críticos, trata-se não de um "filme de super-herói", mas sim de um bom filme com um Super-Herói.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.