‘Ele se julgava um demolidor, ele se julgava um demolidoooooor…
por Takanobu Sama *
…mas não sabia que seu mundo era pequeno…"
E ao som desta fantástica e angustiante musiqueta começava mais um episódio (nem sempre) inédito de Sawamú na rede Record. Na frente da televisão a molecada – poucas meninas gostavam do desenho, que afinal de contas era "de briga" – se juntava para torcer pelo campeão e, depois do desenho, saia na rua tentando imitar o famoso golpe "salto no vácuo com joelhada".
Sawamú, ou Kick No Oni, era um desenho violento (para os padrões da época) e apaixonante, em especial porque o herói apanhava muito – dos adversários e da vida – antes de usar seu famoso golpe e colocar abaixo o adversário. Por sinal, o que pouca gente sabe é que a gênese do desenho era baseada em fatos reais: um campeão de caratê muito metido é derrotado por um lutador de boxe tailandês e, humilhado, decide aprender a nova luta para dar a volta por cima.
Era exatamente assim que começava o desenho, com o campeão Tadashi Sawamura sendo derrotado por Soman, que está passando pelo Japão apenas para divulgar a luta. Humilhado, porém com uma determinação e um senso de honra inquebráveis, Sawamú passa a se dedicar ao box tailândes (mais conhecido hoje como Kick Box).
Logo decide voltar aos ringues e desafiar Soman, mas o antigo "inimigo" havia sido derrotado no ringue em um único round por um lutador magnífico, Switton. É este Switton que acaba sendo desafiado e é o primeiro a sentir a famosa joelhada no vácuo (na verdade, em um lugar nada aprazível do corpo).
A partir daí, por 26 episódios (exibidos originalmente no Japão entre 1970 e 71 e no Brasil no final dos anos 70/início dos 80) Sawamú disputa lutas com os mais diversos adversários rumo ao título de campeão kick boxer. Na lista de "vilões" derrotados estavam, entre outros, o terrível Homem de Ferro (Bokkotton) e o "Lagarto de Fogo" (Ponshai). Sawamú, porém, acaba derrubando a todos.
Diga-se de passagem, o último episódio é justamente a luta revanche contra um revigorado Soman pelo título e é contado em flash back. Sawamú aparece já campeão, bem machucado, relembrando como foi a luta. O desenho acaba em uma cena congelada na qual sawamú aplica seu mais famoso golpe… justamente a cena que era vista todos os dias na abertura do desenho. Tudo muito ousado para a época.
Por sinal, muitos pais reclamavam da violência no desenho, que mostrava porrada (naquele estilo de desenho congelado popularizado nos antigos desenhos semi-animados de Capitão América, Thor e companhia) e sangue pra todo lado. Mas a criançada adorava, assim como muitos adultos fãs de boxe e outras lutas.
No finalzinho dos anos 90, chegou-se a falar de um filme do herói, mas ao que parece a idéia não foi pra frente. De concreto sabe-se apenas que a Toei Animation, responsável pela produção do desenho, está pensando em relançá-lo com uma cara nova, aproveitando a onda de nostalgia que está dominando os fãs de anime em todo o mundo. Quem sabe, então, em breve não voltemos a escutar a musiquinha, talvez com um estilo mais rock? "Ele se julgava um demolidor, ele se julgava um demolidooooooor…"
* Taka Sama é o inventor da famosa cabeçada alcoólica na parede sem vácuo e sem capacete…
Comentar