Sakura Card Captors

Mundo HQ

Menininha poderosa
por Takanobu Sama *

Imagine se fosse possível misturar um anime do tipo Pokémon com um jogo de cards RPG estilo Magic, The Gathering. Imagine ainda que o resultado possa ser voltado para um público muito especial: o das meninas. Agora pare de imaginar e corra para às bancas, pois lá você encontra o resultado de toda esta mistura: Sakura Card Captor, o mais novo mangá lançado nas bancas brasileiras pela JBC editora – a mesma que está publicando Samurai X.
Sakura foi criada pelos estúdios Clamp, um estúdio só de mulheres, para conquistar o público feminino, o que aconteceu rapidamente (o sucesso impulsionou a série para além dos 12 volumes de mangá e 70 episódios de anime foram feitos para TV já no primeiro ano da revista em quadrinhos). Por sinal, quem gosta de desenho animado japonês já pode conferir a versão anime de Sakura na Cartoon Network (de segunda a sexta, 16h30) e, em breve, poderá assistir o desenho também na Rede Globo. A rede de TV aberta planeja exibir o desenho animado de Sakura nas férias de julho.
Sakura Card Captor tem como personagem principal a garotinha Sakura, de doze anos, que sem querer abre um livro mágico que estava em poder do pai dela. O livro deveria conter as cartas mágicas criadas pelo mago Reed Clown, só que por algum motivo elas não estão mais lá. É o que conta para Sakura uma estranha criaturinha que aparentemente é a única que restou no livro: Kerberos (ou Kero, como a garota o chama), o guardião que literalmente dormiu no ponto.
Kerberos, que assume uma forma que lembra a de um bichinho de pelúcia, explica à garota que cada carta tem um poder diferente (inédito, hein?) e que, se elas não forem reunidas novamente e guardadas no livro, acabarão destruindo o mundo. Ele diz ainda que Sakura tem poderes mágicos (ou não poderia abrir o livro, em primeiro lugar) e a nomeia uma "card captor". A partir daí, a garota tem como missão reunir todas as cartas. Para isso ela usa a inteligência, poderes das cartas que vai capturando (algumas são pacíficas e se entregam sem problemas ao serem achadas) e… roupas!!! É que, para cada nova aventura, a amiga de Sakura, a riquíssima Tomoyo, desenha roupas "da moda" para que a amiga combata as cartas em alto estilo.
O lado mais feminino do mangá, por sinal, não está só nas roupas e no desenho mais fofinho. Também rola um romance (bem platônico, pelo menos no início), entre Sakura e Yukito, amigo do irmão mais velho da garota; a paixão pelo pai, as briguinhas com o irmão mais velho e até o dia a dia na escola com as amiguinhas.
Sakura Card Captors tem, enfim, todas as características para agradar a meninada – vale ressaltar que, graças à Cartoon Network, já existem muitas garotas e GAROTOS se declarando fãs da série – e para se transformar em álbum de figurinha, brinquedo, etc, etc, etc…
Mas, por enquanto, só é possível mesmo ler o mangá lançado pela JBC, que está sendo vendido a R$ 2,90. Vale lembrar que a leitura do mangá é de trás para frente
, o que pode torná-la um pouco difícil em especial para os leitores novos (e novos leitores) nos primeiros números.

Taka Sama já capturou todas as clown cards, porque de clown (palhaço) ele entende…

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.