Amigas elas são e são princesas, no fundo elas vão nadar e agitar…Princesas do Mar! De 2008 a 2010, essa musiquinha tocava pelo menos duas vezes por dia – às 12h30 e 18 horas – no canal Discovery Kids anunciando que os episódios de Princesas do Mar estavam começando. Criado pelo santista Fábio Yabu (diz a lenda que o reino de Salácia, onde as princesas viviam, ficava embaixo das águas salgadas nem sempre limpas da cidade de Santos), o desenho animado conquistou a garotada.
E não só a que ficava ligada na Discovery Kids Brasil como também em canais infantis de todos os demais países da América Latina, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, França e outras três dezenas de nações diferentes.
As aventuras eram focadas em um trio de meninas: Polvina, Ester e Tubarina, respectivamente filhas do rei dos Polvos, do rei das Estrelas-do-Mar e do rei dos Tubarões. Isso porque Salácia é composta por diversos outros pequenos reinados, cada um deles com um monarca associado a uma criatura marinha. Isso fica claro não só na brincadeira com os nomes das princesas e de diversos outros personagens como também nos cabelos e chapéus utilizados por cada um – sejam da nobreza ou não.
Assim, os cabelos da professora MÁRrcia (uma das poucas plebeias no desenho), responsável pela da escola frequentada pelas princesas, por exemplo, são em forma de um oceano com ondas.
Cada uma das princesas principais tem características bem definidas – Polvina é uma menina mais quieta e pacífica; Ester é curiosa e adora ler; Tubarina é mandona e engenhosa – bem como um animal de estimação típico do reino que representa sempre ao lado. No caso, o polvo Tavinho, o estrela-do-mar Telo (Estelo) e o tubarão Dentinho.
Além das protagonistas, o desenho inclui pelo menos outros 26 príncipes e princesas de reinos nomeados a partir de animais como peixe-espada, tubarão-martelo, caranguejo, salmão, tartaruga, camarão, golfinho e até pinguim. Aliás, a princesa deste último, Isa, é a única que não mora sob do mar – o palácio dela é no Polo Sul.
Diga-se de passagem, excetuando-se Isa, raramente há algum tipo de interação entre os habitantes de Salácia e das “Terras Firmes”, como eles chamam quem vive acima do mar. Normalmente eles apenas são vistos pelos salacianos.
Há cenas em que são mostrados turistas na praia e até mesmo um episódio em que aparecem pescadores que “lembram muito” seu Madruga e seu Barriga, do seriado mexicano Chaves. E com um detalhe: apenas vistos, mas não entendidos: os habitantes submarinos não compreendem a língua da superfície.
Cada episódio de Princesas do Mar, com cerca de 20 minutos, trazia duas histórias que levavam à garotada (em especial meninas na faixa dos quatro a oito anos) conceitos importantes como os de amizade, honestidade e proteção ao meio ambiente, entre outros. Atualmente é possível conferir as duas temporadas – com 26 episódios cada – no serviço de streaming Prime Video e alguns episódios também podem ser encontrados no YouTube.
Fábio Yabu
Nascido em 1979, Fábio Yabu é uma figura conhecida para quem acompanha o mundo dos quadrinhos e da animação. Já no início dos anos 2000 o pai das Princesas do Mar ficou famoso pela criação do mangá Combo Rangers, uma engraçada homenagem aos Power Rangers que ultrapassou 50 mil leitores na Internet e teve diversos gibis lançados pela editora JBC.
Ironicamente, o autor (que costuma desenhar a si mesmo como um polvo com um japonês na cabeça, invertendo o desenho das princesas) sequer gosta de praia e quando pequeno ia na natação “na marra”, arrastado pela mãe. É claro que tudo isso mudou depois que Yabu criou Polvina, Tubarina e Ester.
Inicialmente, até pela dificuldade de levar o desenho a TV, as meninas surgiram em livros ilustrados. “Procurei canais de TV, mas naquela época era bem mais difícil fazer animação no País. Então o jeito foi colocar as personagens em livros ilustrados. O primeiro, Princesas do Mar, foi lançado em 2004”, conta.
Só quatro anos após o primeiro livro que o Discovery Kids abriu espaço para o desenho das princesas, que foi produzido pela Flamma Films e a Neptuno Films – e que em 2010 também foi levado ao ar em sinal aberto pela TV Cultura.
Em 2009 o MundoHQ entrevistou Fábio Yabu sobre as filhas mais famosas dele. Na época, as princesas haviam sido lançadas em DVD e em álbum de figurinhas, e havia ainda gibis e brinquedos (e novos livros) a caminho. Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista exclusiva.
MundoHQ – Como surgiu a ideia das Princesas?
Fábio Yabu – As Princesas do Mar surgiram no livro que lancei em 2004, graças à ideia que tive da Polvina, que é a personagem principal e é uma menina com um polvo na cabeça. A partir dela, criei todas as outras personagens e o conceito de que cada uma é a princesa de um reino diferente.
Por que um desenho estrelado por meninas?
Eu sempre gosto de me arriscar em projetos diferentes. Como antes eu fazia quadrinhos para garotos adolescentes, resolvi que precisava fazer algo que estivesse no outro oposto – meninas pequenas. Acho que deu super certo.
No desenho animado Marcela, originalmente a princesa dos Tubarões Martelo, virou Marcelo, um menino. Por que foi feita a mudança?
Os produtores do desenho acharam que precisaríamos de mais personagens masculinos na série, daí a mudança. Outros personagens meninos, como Hugo (príncipe das tartarugas) e Dinho (príncipe dos baiacus), foram criados especialmente para a série.
Qual é o número exato de princesas e quais são os animais “homenageados”?
São cerca de 30 personagens diferentes, mas nem eu sei ao certo, são muitos e sempre crio novos.
Hoje o desenho está em quarenta países. Como você se sente ao saber disso?
As princesas estão em toda a América Latina, na França, Itália, Alemanha, Austrália, Índia, Oriente Médio e muitos outros. Fico muito feliz e orgulhoso em saber que as personagens estão fazendo tanto sucesso.
Os nomes dos personagens são criação sua também, não? Há preocupação de nos desenhos exportados manter os trocadilhos nos nomes (entre outros há Mauriço, o príncipe dos Ouriços, e Eletropaula, que comanda as enguias elétricas)?
Sim, eu criei todos os nomes e a maioria absoluta permanece igual em todos os idiomas, inclusive trocadilhos como Mauriço e Soraia (princesa das arraias).
De onde vem o nome Salácia?
Na mitologia grega, Salácia era o nome da esposa do Deus Netuno. Quis explorar um pouco essa personagem importante, mas tão pouco conhecida.
E a ideia da dublagem do desenho com sotaque “carioquês” é sua?
Tanto a dublagem quanto a música de abertura são realizados pela Discovery Kids. O sotaque carioca é porque o estúdio fica no Rio de Janeiro… eu não tive participação na dublagem.
O que mudou na vida do Fábio Yabu de Combo Rangers para o Fábio Yabu das Princesas do Mar? A experiência com os Combo lhe ajudou na criação com as Princesas de alguma forma?
Hoje tenho mais tempo para me dedicar às minhas criações e planejar melhor meus projetos. Na época em que eu fazia quadrinhos era difícil porque todo mês eu precisava criar uma revista nova, então sobrava pouco tempo para estudar e pensar em outras ideias.
Fox, Kiko, Ken, Tati, Lisa e Luke, os Combo Rangers, poderão dar as caras novamente, quem sabe em um crossover com as princesas?
Na verdade, eles costumam aparecer como figurantes no desenho animado. É só procurar com atenção que você acha!
Comentar