Orlandeli: o antropólogo do traço

Mundo HQ



Nascido na cidade de Bebedouro em 1974, Walmir Americo Orlandeli, é cartunista e ilustrador formado no curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Unilago, em  São José do Rio Preto. É também um dos poucos artistas de quadrinhos capazes de merecer o titulo de antropólogo do traço, afinal, seja com o humor mais escrachado de Grump ou com a mordacidade de (SIC) – dois de seus principais trabalhos – Orlandeli consegue desvendar a natureza humana e provocar risos no leitor ao fazer isso.
 
Como muitos dos mestres do traço, o autor é apaixonado por quadrinhos desde a infância, já tendo declarado em diversas entrevistas que não se recorda de nenhum período da vida em que não estivesse lendo gibis. Além de ler, foi deles que começou a copiar desenhos enquanto descobria seu próprio traço. 


Na escola era o rei dos cadernos desenhados, rabiscava em todo papel que via pela frente e ali surgiram os primeiros personagens: o violento investigador Jeka Bond, o mosquito afetado pela radiação de Césio137 (em oiãnia) chamado Skroton e a tia “ratos”.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fã de Maurício de Sousa (que teve a chance de homenagear com uma releitura do Capitão Feio em MSP50), resolveu ser cartunista depois de conhecer o trabalho do trio Angeli, Laerte e Glauco. Como não havia (nem há) faculdade específica para isso, foi cursar publicidade.


Começou a atuar com cartum e ilustração em 1994 e inicialmente teve seu traço comparado a outro de seus maiores influenciadores: Henfil, cujo trabalho só conheceu depois de ler sobre a morte do pai de Graúna e companhia. “Vi na capa do jornal ‘Morre o maior cartunista do Brasil’ e pensei: ‘putz’, o cara era considerado o maior cartunista do Brasil e eu mal conheço o trabalho dele. Fui atrás e através de um amigo consegui várias tiras recortadas do Estadão.”

Em 1995, criou seu personagem mais famoso, o divertido Grump, publicado inicialmente no Diário da região (de São José do Rio Preto) e que teve até revista pela Escala editora. É organizador e co-autor do livro Central de Tiras, da Via Lettera, e teve trabalhos publicados em vários veículos de comunicação de massa (entre outros, as revistas Mundo Estranho, Men´s Health, Saúde, Superinteressante, Época e Jornal Folha de São Paulo).
 


Também foi colaborador do livro Front (Via Lettera), publicou no jornal O Pasquim 21 , na revista Bundas e na revista Look , distribuída no Japão. Nos anos 200, colecionou prêmios diversos: foi ganhador do Troféu HQ Mix como melhor revista de Humor de 2002 (Grump), 3º lugar no Salão de Humor Gráfico da Espanha (2004), 3º lugar do Salão de Porto de Galinhas (2005), 1º lugar no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista 2005 (tiras),  2º lugar no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista – 2005 (cartum), 3º lugar do XVII Salão Carioca de Humor 2006 (caricatura) e 1º lugar FIHQ (Festival Internacional de Humor e Quadrinhos) 2006 (cartum). 


Em 2008, inscreveu um novo projeto chamado (SIC) para concorrer no 35º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Levou o primeiro lugar. Concorreu com (SIC) também no ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do estado de São Paulo e venceu novamente. Como prêmio, pode publicar uma coletânea das tiras em livro lançado pela Conrad Editora, em 2010.
 
Orlandeli planeja agora uma Graphic Novel, além de uma coletânea de tiras de Grump e outra com histórias mais longas do personagem. Como se vê, o antropólogo do traço ainda tem muito a relatar.
 
Visite o site do autor e conheça também o blog
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.