Homem-de-Ferro e
as HQs no cinema 2008
O ano de 2007 foi cheio de novidades no mundo dos quadrinhos, mas 2008 promete muito mais, principalmente na telona do cinema: pelo menos dez produções baseadas em quadrinhos devem estrear, com grande destaque deve ficar para o Homem-de-Ferro, baseado no personagem criado em 1963 pela Marvel.
É o primeiro filme do herói de armadura, que já teve um desenho animado nos anos 70 na TV. Um desenho bem conhecido porque era, bem, desanimado. Os personagens não se mexiam, eram recortados em poses estáticas, e o resultado era bem tosco. Quem assistiu não se esquece da musiquinha de abertura: “Tony Stark/Tira onda/ que é cientista espacial/mas também é/Homem-de-Ferro/Elétrico/Atômico/Genial!/”.
Ao contrário do tal desenho, o filme – estrelado pelo ator Robert Downey Jr (de Chaplin ou Ally McBeal, escolha sua referência…) promete muito. Para quem não conhece a história, o gênio industrial Tony Stark é um sujeito que tem problemas de coração que cria uma super-armadura (que voa, tem os mais diversos raios, força etc) que não só o ajuda a combater o crime como também possibilita que ele sobreviva, mas que, se usada à exaustão, pode matá-lo. Nos quadrinhos, o personagem também teve problemas de alcoolismo e é um tremendo mulherengo, mas ainda não se sabe se isso vai aparecer no filme.
Outra grande promessa pra 2008 é a continuação de Batman Begins, com o ator Christian Bale, considerado por muitos o mais verdadeiro filme do Homem-Morcego já produzido. Além do herói, quem domina o filme é o Coringa, mas num estilo bem mais próximo dos quadrinhos (e meio assustador também).
Por sinal, o ator que faz o Coringa neste filme, o australiano Heath Leadger, de 28 anos – que ficou conhecido do grande público por seu papel em O segredo de Brokeback Mountain – morreu no último dia 22, por causas ainda não totalmente esclarecidas.
Ainda na linha Super-Heróis chegará ao cinema no ano que vem o segundo filme do Incrível Hulk, que tem passagens filmadas em uma favela do Rio de Janeiro, aqui no Brasil. É lá que David Banner, o cientista que se transforma no monstrengo verde, está se escondendo do exército americano.
Aliás, este filme promete não ser uma continuação do chatinho Hulk anterior. Até porque o ator principal é Edward Norton (que fez o filme O Ilusionista) e a idéia é focar mais na história e menos naquele Hulk criado pelo computador. Vamos ver…
Ainda na linha heróis, há promessa do quarto filme do Homem-Aranha e do segundo do Motoqueiro Fantasma, mas estes dois, ao contrário dos filmes citados até agora, nem começaram a ser filmados.
E tem mais: o monstruoso Hell Boy vai ganhar sua segunda história no cinema (Hell Boy 2: The Golden Army). Desta vez, o herói-demônio vai ter que salvar a terra de uma ameaça alienígena.
Também deve chegar aos cinemas do Brasil a animação Persépolis, que mostra a história da vida de uma menina iraniana. Assim como o quadrinho, a animação é muito elogiada e foi selecionada para o festival de Cannes, um importante evento do cinema mundial.
Para completar, os violentos Sin City 2 e Wanted, assim como uma adaptação de “Morte: o Alto Custo da Vida”, do inglês Neil Gaiman.
Ah, e se você gostou de Transformers, prepare-se, porque está prometido para 2008 um filme baseado no seriado A Super-Máquina, dos anos 80, no qual o carro preto Kit (que no seriado só falava e tinha uns truques interessantes) vai ganhar vida no estilo dos Autobots e Decepticons.
Comentar