Nekomajin: Toryiama faz graça de si mesmo

Mundo HQ

Dizem que todo bom artista tem que saber rir de si mesmo. E não há dúvidas que Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, é um excelente artista. Então que tal dar boas risadas das invenções de Toryiama com mais um daqueles personagens que só poderia ter saído da cabeça dele? Nekomajin, um vombate (animal que só existe em países como a Austrália e que, segundo Toryiama, parece um gato bem gordo) com poderes mágicos e que luta artes marciais é a pedida certa para isso.

Quer dizer, o correto seria dizer “um tipo de vombate”, já que segundo a história existem vários Nekomajins no mundo. O gibi lançado pela Conrad (R$ 24,80, 200 páginas) traz oito histórias com pelo menos três deles.

As HQs são hilárias, pois o personagem é muito engraçado – trata-se de um tipo de herói muito desastrado e que só pensa em se dar bem – e há várias referências a Dragon Ball. Lá pela quarta história, porém, Toryiama começa a tirar sarro de si mesmo, colocando personagens diretamente das páginas de DBZ  para interagir com o tal animal estranho (e com modos pouco higiênicos,diga-se de passagem).

Assim, aparecem na história um super sayajin fora-de-forma chamado Onyo (que quer brigar com Nekomajin porque ele, vestido de coala para enganar turistas, deu em cima de sua esposa), Creeza (o filho de Freeza), Maijin Boo, Vegeta e até Goku.

A história com Vegeta é  uma das mais divertidas. A nave do mal-humorado irmão de Goku é confundida com uma bola de futebol em meio a uma partida entre Nekomajin, Creeza e Onyo.

E quando um nervoso Vegeta vai tirar satisfações com Nekomajin, acaba percebendo que vai perder a batalha e finge o celular (!) tocou chamando-o para outro compromisso, portanto a luta de ficar para depois. Já em sua nave, no espaço, Vegeta comenta que nunca mais vai aceitar convite para aparecer em uma comédia…

Fora a história em si, não dá para deixar de fazer um comentário sobre a arte de Toryiama. Os desenhos do mestre japonês são uma verdadeira aula de mangá, não só pelo belíssimo (e inconfundível) traço, mas também pela perfeita concepção dos cenários, a utilização de branco e preto, os desenhos de movimento, em especial os de luta. Anote o nome aí: Nekomajin. Tão imperdível quanto um kamehame-há e ainda mais divertido que Dr. Slump.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.