Milazzo, o homem que deu cara a Ken Parker

Mundo HQ

Ivo Milazzo nasceu em Tortona, em 20 de junho de 1947. Ainda criança foi para Genova, onde viveu e trabalhou durante muitos anos. Concluiu o curso secundário e prestou o serviço militar no início dos anos 70, mesma época em que conheceu Giancarlo Berardi, com quem consolidaria uma profunda amizade e também uma sólida e profícua parceria profissional.
Milazzo começou na carreira de desenhista fazendo HQs de Tarzan e colaborando na revista italiana Horror. E
m 1974, junto com o amigo Berardi, criou o cowboy Ken Parker (cujas primeiras histórias estão sendo publicadas em português, em gibis caprichados, pela editora Tendência).
Depois de Parker, vieram Tiki il ragazzo guerriero (que conta as aventuras de um garoto índio carajá na Amazônia), Welcome to Springville, L’uomo delle Filippine (para a coleção Un uomo un’avventura), as séries de Marvin il detective, Tom’s Bar e Giuli Bai & Co, uma série ambientada em Genova nos anos cinquenta. O autor também desenhou Diabolik e as tiras Il Palafita.
Milazzo possui diversos prêmios: da Espanha, em 1989, o Haxtur como melhor desenhista de capas. A ANAFI (Associazione Nazionale Amici del Fumetto e dell’Illustrazione) concedeu em 1993 à revista Ken Parker Magazine o prêmio de Melhor Iniciativa Editorial do Ano. A revista Fumo di China entregou a Milazzo o prêmio de melhor desenhista e escolheu a Parker Editore a melhor editora do ano de 1994.
Milazzo visitou o Brasil em fevereiro de 1993.
Apesar de sua rápida passagem, durante o Carnaval, conheceu São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.
Em 1994 a Editora Ensaio publicou o primeiro álbum de Ken Parker com os episódios Os Cervos (I Cuccioli) e Um hálito de gelo (Un alito di ghiaccio). A publicação recebeu 3 prêmios HQMIX, em 1994, de melhor desenhista, álbum de aventuras e projeto gráfico.

Magico Vento

Em 1999 Milazzo ilustrou, com suas aquarelas, o livro "Canto di un Uomo-Falco" de seu amigo e poeta Fabrizio Portalupi. A editora Le Mani Comics republicou em edição limitada (1000 exemplares) do álbum Tom’s Bar, em volume de grande formato e impecável impressão de luxo.
Em 1999 Milazzo desenhou Sangue sul Colorado, o décimo-terceiro especial de Tex da Sergio Bonelli Editore, entrando para o "Olimpo" dos desenhistas do ranger. Em dezembro, fez sua estréia na série Magico Vento (N.º30) com a história Shado. Prepara uma nova parceria, agora com um roteirista espanhol radicado em Paris. O convite para formar uma nova dupla é de um editor francês, que pretende publicar seus trabalhos.
A Le Mani Comics lançou o álbum Welcome to Springville da dupla Berardi & Milazzo, em uma edição limitada de 1000 exemplares. A Lizard Edizioni lançou na Fiera di Torino, uma coletânia da dupla Berardi & Milazzo, com o título de Luci e Ombre.
Em junho de 2000, Milazzo desenhou mais uma edição (n.º 36) de Magico Vento com a história La Fuggitiva. O autor já planeja uma nova aventura para o título (Il clan della Tigre).

Agradecimentos a Wagner Augusto, pelos detalhes da vida de Milazzo e pelo seu trabalho em prol das HQs

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.