Kinem kontigo, né?
por Takanobu Sama (interino) *
Fazer revista de fofoca sobre personagens de desenho animado japonês vende. E como. Basta lembrar que a revista Herói, quando foi lançada em 1995 falando basicamente de Cavaleiros do Zodíaco, chegou a 2 milhões de exemplares vendidos por edição, ultrapassando, na época, as vendas da revista Veja nas bancas. Pois a fórmula que mistura Contigo com desenhos e HQs acaba de ganhar dois novos representantes voltados para o público que gosta das produções japonesas: Henshin e Matinê.
As duas revistinhas são produzidas pela Japan Brasil Comunication (JPC) e, garantem os integrantes dessa editora japonesa com filial no Brasil, tudo é apurado lá na terra do Sol nascente por legítimos representantes da raça nipônica (em outras palavras, as revistas são escritas por japoneses…).
Por esse motivo, garante a JPC, é possível trazer notícias fresquinhas como as novidades sobre Digimon e Pokémon – inclusive o resumo de capítulos destas séries ainda inéditos no Brasil. Como na última contagem realizada pelo Instituto Bib Bop haviam 6.389.132,5 fãs das duas séries, o pessoal da Matinê e da Henshin não deve ter que suar muito a camisa para levar uma graninha pra casa.
Tá bom, mas qual é a das revistas? Bem, a Henshin (nome que quer dizer "transformação" e que os jornaleiros estão chamando carinhosamente de "enxi") o leitor encontra matérias sobre "os maiores heróis japoneses de todos os tempos". Entenda-se Pokémon, Digimon, Dragon Ball Z, Ultraman Tiga, Tenchi Muyo e "clássicos" como Cavaleiros do Zodíaco, Robô Gigante, Fantomas, Speed Racer, Ultra Seven e Jaspion. Ou seja, basicamente a revista escreve sobre animes e seriados nipônicos que um dia já tenham sido exibidos por aqui (ou que eles têm esperança que sejam…).
Já Matinê (se alguém souber dizer porque deram esse nome, me avisem!!) traz reportagens sobre Pokémon, Dragon Ball Z, Digimon… opa! Peraí, é igual? Nãããão… aqui a salada tem mais legume, ou seja, além dos japoneses, entram praticamente quaisquer seriados, desenhos ou HQs que tenham um apelo grande para o público juvenil. Então você encontra também matérias sobre Buffi, a caça-vampiros, Friends, Pânico, Barrados no Baile, Arquivo X, South Park e até mesmo sobre o mago Harry Poter. Ou seja, se o seriado ou desenho ou HG ou coisa parecida faz sucesso, os caras escrevem à respeito ("saiba de tudo em Contigo…").
As duas revistas são mensais, custam R$ 3,90 cada (senhores pais dos fãs de Poké e Digi, preparem seus bolsos). Antes de comprar, porém, não custa nada conferir o estilo de Henshin e Matinê nos sites das revistas. Para terminar, gostaria de citar uma pérola da sabedoria oriental, retirada do código bushido e dita pelo célebre guerreiro fofokero Nerso Rubis: "Eu aumento, mas não invento." Sayonara!
* Taka substitui hoje, excepcionalmente, nosso colunista oficial José Roberto Pereira. O homem que sabe tudo de Mangá e Anime está desaparecido e nossos amigos Mulder e Scully já estão atrás dele. Se você tiver informações sobre nosso colunista desaparecido – saiba mais sobre ele e seu trabalho na página do Estúdio Black Knight – avise o FBI. Há uma recompensa em ienes.
Comentar